Obra do túnel Consolação–Paulista atrasa e deve ficar pronta em 2026
Remanejamento de redes e liberação de licenças ambientais atrasaram a execução do túnel. Obra do Metrô é estimada em R$ 60,9 milhões
A construção do novo túnel que vai ligar as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela, ganhou um novo capítulo: a entrega, antes prevista para novembro de 2025, foi adiada para o fim de 2026. A obra, que promete desafogar a circulação entre as duas linhas mais movimentadas do Metrô de São Paulo, segue em andamento, mas com um cronograma mais longo do que o estimado desde o início.
Apesar de o projeto ter sido anunciado ainda em 2022 pelo então governador Rodrigo Garcia (sem partido), as obras civis só começaram de verdade no início de 2024. A companhia afirma que, antes disso, foi necessário concluir uma série de processos burocráticos, como remanejamento de redes de energia, telefonia e água, liberação de licenças ambientais e montagem do canteiro de obras. Todo esse trâmite empurrou a obra para frente e fez o cronograma escorregar.
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O prazo formal foi estendido e o governo confirma a entrega apenas no final de 2026. O túnel terá cerca de 90 metros de extensão, entre 20 e 25 metros de profundidade e será construído por um método austríaco, o mesmo utilizado em diversos trechos subterrâneos da capital.
A expectativa é que, quando finalmente estiver pronto, o novo corredor ajude a distribuir melhor o fluxo de passageiros, já que a ligação atual entre Consolação e Paulista funciona sobrecarregada nos dois sentidos. Com a nova estrutura, cada túnel será usado por um fluxo específico, reduzindo congestionamentos internos, especialmente nos horários de pico.
Apesar do atraso, o Metrô afirma que a obra segue ativa e dentro dos padrões técnicos exigidos, e que a nova ligação vai melhorar significativamente a circulação de quem depende do Metrô para se deslocar pela região mais movimentada da cidade.
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