Oficina de bordado do MFDF 2025 abre inscrições para o público
Atividade comandada pela artesã Rachel Potira ocorre em 22 de maio; inscreva-se!

A oficina de bordado é mais uma das atividades criativas que compõe a programação do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 (MFDF), que ocorre no Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio. O evento integra moda, arte, música e gastronomia, e oficinas manuais e artísticas são alguns dos destaques do festival. As inscrições para a atividade, comandada por Rachel Potira no segundo dia de evento, já estão abertas.
Vem saber mais!

Oficina de bordado
A ser realizada em 22 de maio, a oficina de bordado do MFDF 2025 é uma oportunidade prática, acolhedora e criativa para quem deseja dar os primeiros passos no bordado à mão, seja por curiosidade ou pelo desejo de adotar a prática como hobby ou trabalho. Com duração de três horas, a atividade será guiada passo a passo pela artesã Rachel Potira, dona de vasta experiência em ateliês e cursos manuais.

Segundo Potira, o objetivo do encontro, que ocorre em 22 de maio, é orientar os participantes para que desenvolvam autonomia e prazer no processo de bordar. Na ocasião, os participantes aprenderão três pontos fundamentais do bordado livre, considerados os mais utilizados na prática:
- Alinhavo e suas variações
- Ponto atrás
- Ponto correntinha
A artesã explica que esses pontos são a base para criar contornos, preenchimentos e traços expressivos nos bordados. A idade mínima para participar é de 16 anos. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas.
What's Your Reaction?






