Outono: entenda por que estação exige atenção com a saúde ocular
Especialista explica quais doenças podem acometer a saúde ocular na chegada do outono. Veja quais cuidados tomar para evitar problemas

O outono exige atenção redobrada com os olhos para evitar o risco de contrair doenças comuns desta época, já que as baixas temperaturas, o clima seco e o aumento dos ventos podem potencializar problemas ligados à saúde ocular, como alergias e infecções.
“Com a chegada do clima mais ameno, os ambientes ficam menos arejados e passam a concentrar mais mofo e pó, agentes que contribuem para problemas oculares”, explica o oftalmologista Henrique Rocha, presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO).
De acordo com o especialista, conjuntivite, alergias oculares e síndrome do olho seco são as doenças que mais costumam afetar os olhos nesta estação do ano. Para que você possa ficar atento à saúde ocular, o oftalmologista explicou um pouco sobre cada uma delas:
Quais doenças afetam a saúde ocular no outono?
1. Conjuntivite
Conhecida pela sua alta taxa de contágio e o grande incômodo, entre suas causas estão vírus, bactérias, fungos ou alergias, mas esta última não é contagiosa. Entre os sintomas mais comuns, estão lacrimejamento, olho vermelho, coceira, sensação de areia ou o corpo estranho no olho, ardor e secreção.
“É importante diagnosticar qual o tipo de conjuntivite para conduzir o tratamento. Para tratar a bacteriana, normalmente são usadas medicações como colírios com antibióticos. Para o tipo viral, a recomendação costuma ser sempre estar atento à higiene dos olhos, uma vez que não há medicamentos específicos para esse caso”, destaca o especialista.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?






