Oftalmologista cita 5 hábitos que contribuem com a saúde dos olhos
Incluir hábitos simples na rotina pode reverter sinais indesejados e prevenir doenças, afirma o médico oftamologista Sérgio Crivelin
Cuidar dos olhos é essencial para manter uma boa qualidade de vida e evitar a perda de visão. Por isso, vale ficar atento aos hábitos diários que ajudam a manter a saúde ocular em dia. O médico oftalmologista Sérgio Crivelin revelou algumas práticas que minimizam problemas nos olhos.
Leia também
-
Vida & Estilo
Cuidado! 6 hábitos do dia a dia que podem causar problemas de visão
-
Saúde
Veja 4 dicas para manter os olhos saudáveis durante a seca e o inverno
-
Brasil
Com olhos marejados, Bolsonaro escuta louvor ao deixar hospital. Vídeo
-
Fábia Oliveira
Cirurgias oculares: especialista explica tendências entre os famosos
“Os olhos são o espelho da alma e refletem cansaço, estresse ou falta de cuidado. Incluir hábitos simples na rotina pode reverter sinais indesejados, prevenir doenças e valorizar o olhar. Em caso de sintomas persistentes, o ideal é consultar um oftalmologista para avaliação personalizada”, afirma o profissional ao Metrópoles.
Confira abaixo 5 hábitos que podem minimizar problemas nos olhos:
Faça massagens leves ao redor dos olhos
De acordo com Sérgio Crivelin, a drenagem linfática facial, com toques suaves usando os dedos ou ferramentas como o gua sha, ajuda a desinchar a região dos olhos, estimula a circulação e combate a aparência de cansaço.
“Movimentos circulares suaves, aliados a um creme específico para o contorno ocular, podem suavizar olheiras e bolsas. Aplique durante a noite, com a pele limpa, para potencializar a ação de cremes e melhorar a absorção”, sugere o profissional.
Massagens suaves na região dos olhos são otimas aliadas
Exercite os olhos com o método 20-20-20
“Ficar horas nas telas cansa a visão e a expressão. A cada 20 minutos, olhe para algo a 6 metros de distância por 20 segundos. Além disso, rotacione os olhos em círculos e alterne o foco entre perto e longe. Esses exercícios ajudam a manter o olhar mais firme e diminuem a vermelhidão e o peso nas pálpebras”, explica Sérgio Crivelin.
Use compressas frias ou pepino gelado sobre as pálpebras
A clássica imagem do pepino nos olhos tem fundamento. O médico oftalmologista afirma que é hidratante e calmante e, quando usado frio, atua como vasoconstritor natural, reduzindo inchaços e melhorando a textura da pele na região.
A dica é fazer a técnica pela manhã por 10 minutos para “acordar” o olhar e preparar a pele para a maquiagem.
O truque é capaz de reduzir os sinais de olheira
Cuide da higiene e hidratação da área ocular
Também é válido limpar bem a região dos olhos removendo maquiagem, oleosidade e impurezas para evitar inflamações como blefarite e melhorar a aparência da pele. Um creme com vitamina C, cafeína ou ácido hialurônico ajuda a suavizar linhas finas e olheiras.
Proteja-se da luz solar e da luz azul
De acordo com o médico oftalmologista Sérgio Crivelin, usar óculos escuros com proteção UV e reduzir a exposição à luz azul das telas protege tanto a saúde ocular quanto a estética.
“A exposição contínua sem proteção acelera o envelhecimento da pele ao redor dos olhos. Um bom par de óculos escuros é ao mesmo tempo um item de saúde e um acessório de estilo”, finaliza o expert.
What's Your Reaction?