Papa Leão XIV foi eleito na 4ª votação, diz dom Odilo Scherer. Vídeo
Cardeal Odilo Scherer declarou que o novo papa Leão XIV assumiu o cargo após escrutínio que exigiu quatro rodadas de votação no conclave

Assim que a fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina na quinta-feira (8/5), o mundo conheceu o novo líder da Igreja Católica. Nascido Robert Prevost, o agora papa Leão XIV, assume o pontificado aos 69 anos, tornando-se o primeiro papa norte-americano da história e sucessor de Francisco. Nesta sexta-feira (9/5), o cardeal brasileiro Odilo Scherer destacou que o novo pontífice foi eleito a partir da quarta rodada da eleição papal.
Em entrevista ao Metrópoles, direto do Vaticano, Scherer destacou a importância do escrutínio, que é como os cardeais votam para eleger o novo papa, ter ocorrido de forma segura e tranquila, dentro do processo de oração entre os cardeais.
“O critério principal é o da vida, da missão da igreja. Que se precisa escolher alguém para neste tempo desempenhar bem a missão de papa e corresponder bem aquilo que é a missão própria do papa. O discernimento acontece dentro do próprio conclave, não é que se fazem listas anteriores e se faz o consenso. Isso não acontece. Acontece dentro do próprio conclave, a medida que as votações vão acontecendo. Os turnos de escrutínio vão mostrando pouco a pouco quem vai recolhendo os consensos. E é isso que aconteceu”, declarou.
Ele então ressaltou que o processo minucioso foi o responsável pelas quatro rodadas de votação para eleger o novo sucessor de Pedro.
“Não é que aconteceu já antes, se não teríamos eleito o papa já no primeiro escrutínio. E, no fim, foram quatro.”
Ele também reconheceu que a eleição de um pontífice latino-americano seria improvável no atual cenário.
“Nós, da América Latina, sozinhos, não elegeríamos um papa. Não somos cardeais de número suficiente para elegermos um papa. Ele recolheu o consenso do mundo inteiro e, portanto, de fato, foi um processo que se foi construindo ao longo do conclave”, afirmou Scherer.
O conclave de 2025 entra para a história como o mais rápido dos últimos 86 anos, empatando em duração com os que elegeram João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005.
Em sua primeira missa como papa, celebrada nesta sexta-feira, Leão XIV fez um convite: “Caminhem comigo”. Nomeado cardeal por Francisco, ele assume a liderança da Igreja Católica com a promessa de continuidade e equilíbrio, mas também com um estilo próprio.
What's Your Reaction?






