Paraná Pesquisas: Bolsonaros têm a preferência do eleitorado do Acre
Nas simulações de segundo turno, Lula perderia para todos os adversários: Jair Bolsonaro, Michelle, Flávio e Tarcísio de Freitas

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta sexta-feira (25/9) revela que três membros da família Bolsonaro têm a preferência do eleitorado ante o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nas simulações de primeiro turno, Lula aparece na segunda posição diante dos possíveis adversários Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, Michelle Bolsonaro (PL) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
A única simulação que mostra Lula em primeiro lugar para o primeiro turno é contra o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nas simulações de segundo turno, no entanto, Lula perderia para todos os adversários.
O primeiro cenário é liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 50,8% do eleitorado. Lula aparece em segundo lugar com 25,6% e os demais são: o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) (6,2%); o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) (3,5%), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) (2,9%), o governador do Pará, Helder Barbalho (0,4%), o empresário Renan Santos (Missão) (0,3%).
Os entrevistados que não votariam em nenhuma das opções, branco ou nulo são 5,6% e os que não sabem ou não opinaram somam 4,7%.
O nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi testado no cenário 2. Ela aparece na liderança, com 42,8% contra 25,9% de Lula. Na sequência aparecem: Ciro Gomes (7,3%), Ratinho Júnior (5,6%), o Ronaldo Caiado (União) (5,2%). Helder Barbalho e Renan Santos têm 0,7% das intenções, cada um. Os entrevistados que não souberam opinar ou não escolheram nenhum dos nomes são 5% e os que não votariam em nenhuma das opções, branco ou nulo somam 6,8%.
O senador Flávio Bolsonaro se mostrou menos competitivo do que o pai e Michelle. Mas ainda assim, ele aparece à frente de Lula, com 31,8%. O atual presidente da República soma 26,6% da preferências. Depois aparecem: Ciro Gomes (8,6%), Ratinho Júnior (8,4%), Ronaldo Caiado (6,5%), Helder Barbalho (1%) e Renan Santos (1%). Nesta hipótese, o que não souberam responder ou não escolheram nenhuma das opções resultaram em 6,2% e os que não votariam em nenhum, branco ou nulo somam 9,8%.
Contra o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Lula teria um empate técnico, mas à frente do adversário. A pesquisa mostra que Lula teria 26,7% e Tarcísio 26%. Nesta simulação, Ciro é o terceiro, com 10,3%. Na sequência aparecem os nomes de: Ratinho Júnior (10,2%), Ronaldo Caiado (4,3%), Renan Santos (1,4%) e Helder Barbalho (0,9%). Neste caso, os entrevistados que não votariam em nenhuma das opções, branco ou nulo são 13,2% e os que não sabem ou não opinaram somam 7,0%.
Segundo Turno
Em todas as simulações de segundo turno, Lula sairia perdendo. A maior diferença contra Lula aparece quando o nome dele é confrontado com o de Jair Bolsonaro: 30,9 pontos porcentuais.
Veja os resultados:
Lula x Bolsonaro
Jair Bolsonaro: 59,3%
Lula: 28,4%
Não sabe/não opinou: 5,7%
Nenhum/branco/nulo: 6,6%
Lula x Michelle
Michelle Bolsonaro: 58,8%
Lula: 29,2%
Não sabe/não opinou: 5,7%
Nenhum/branco/nulo: 6,2%
Lula x Flávio Bolsonaro
Flávio: 52,6%
Lula: 30,7%
Não sabe/não opinou: 6,6%
Nenhum/branco/nulo: 10%
Lula x Tarcísio
Tarcísio: 52,8%
Lula: 30%
Não sabe/não opinou: 6,3%
Nenhum/branco/nulo: 10,9%
Leia também
-
Brasil
Paraná Pesquisas: Alan Rick lidera disputa ao governo do Acre com 44%
-
Brasil
Paraná Pesquisas: Rio Grande do Norte prefere Lula em qualquer cenário
-
Brasil
Paraná Pesquisas: Paulinho Freire é aprovado por 65% em Natal
-
Brasil
Paraná Pesquisas: 67,4% aprovam gestão de Eduardo Paes no Rio
A pesquisa
A coleta dos dados foi realizada do dia 19 a 23 de setembro deste ano. O Acre possui 22 municípios e foram entrevistados 1.505 eleitores em 18 deles. O nível de confiança divulgado é de 95% e a margem de erro de aproximadamente 2,6 pontos porcentuais para os resultados gerais.
What's Your Reaction?






