PF desmantela esquema milionário de eletrônicos contrabandeados
As movimentações financeiras suspeitas já mapeadas pela investigação chegam a cerca de R$ 290 milhões

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta sexta-feira (3/10) a Operação Ligação Familiar, que investiga um esquema milionário de descaminho de celulares e lavagem de dinheiro no Mato Grosso do Sul.
Segundo as apurações, empresas de fachada e pessoas jurídicas interligadas eram utilizadas para introduzir irregularmente eletrônicos de alto valor no país, sobretudo celulares, e posteriormente promover a ocultação e dissimulação da origem dos recursos.
As movimentações financeiras suspeitas já mapeadas pela investigação chegam a cerca de R$ 290 milhões.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
Prefeito do PT ataca religiões africanas: “Se passam por bons”
-
Mirelle Pinheiro
“Ele era bom, e ficou mau”, contou criança abusada por professor no DF
-
Mirelle Pinheiro
Professor é preso no DF após “beijar” parte íntima de menina de 4 anos
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em diferentes localidades de Mato Grosso do Sul, expedidos pela Justiça competente.
Participam da ação 29 policiais federais, 14 auditores-fiscais e 16 analistas-tributários da Receita Federal, em atuação conjunta para reunir provas documentais e eletrônicas que possam comprovar a atuação do grupo.
O esquema teria como principal modus operandi a internalização irregular de mercadorias estrangeiras, com posterior circulação em canais de comércio local e nacional. Além disso, os investigados teriam utilizado empresas registradas em nome de familiares e laranjas, prática que deu origem ao nome da operação.
As investigações prosseguem em sigilo e os envolvidos poderão responder por descaminho, associação criminosa e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
What's Your Reaction?






