Placa retirada pela prefeitura de Tibau é reinstalada na divisa com Icapuí; RN e CE disputam 181 metros de território
Uma placa de divisa entre o estado do Rio Grande do Norte e o Ceará, que tinha sido retirada pela prefeitura de Tibau no dia 2 de maio, foi resintalada nesta quinta (8) pelo governo Cearense. Equipes da polícia cearense acompanharam o trabalho. Os estados disputam 181 metros de território entre os município de Tibau […]


Uma placa de divisa entre o estado do Rio Grande do Norte e o Ceará, que tinha sido retirada pela prefeitura de Tibau no dia 2 de maio, foi resintalada nesta quinta (8) pelo governo Cearense. Equipes da polícia cearense acompanharam o trabalho. Os estados disputam 181 metros de território entre os município de Tibau e Icapuí.
A tensão se intensificou no dia 24 de abril, quando a equipe do governo do Ceará instalou a nova placa na rodovia estadual CE 261, que havia passado por uma revitalização. Segundo a prefeitura de Tibau, a placa avança em cerca de 181 metros o verdadeiro limite entre os municípios e o local onde estava a placa anterior.
Já o governo do Ceará afirmou que a instalação foi baseada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontou havia um desvio de 181 metros em relação à divisa reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A prefeitura de Tibau não aceitou a mudança e ordenou a retirada da placa no dia 2 de maio. A polícia potiguar também foi acionada para acompanhar a remoção, na ocasião.
Após a reinstalação da placa nesta quinta (8), a Procuradoria-Geral do Ceará informou por meio de nota que solicitou a realização de um estudo na área, ao tomar conhecimento da questão territorial entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE)
“O relatório técnico identificou, com base em dados georreferenciados pelo IBGE, a existência de loteamento e infraestrutura urbana do município de Tibau (RN) em território cearense. Diante do fato, a PGE-CE orientou aos órgãos competentes de governo o reposicionamento de placa identificadora da divisa na área observando estritamente o traçado do IBGE”, informou a nota.
“Na sequência, oficiou, na terça-feira, 6 de maio, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE-RN) e o município de Tibau (RN), informando o fato e solicitando providências por meio da criação de uma comissão entre os governos estaduais e municipais para que, mediante a abertura de diálogo, sejam restabelecidos os reais contornos da divisa entre os dois estados na forma como está definida pelos órgãos oficiais”, diz o documento.
What's Your Reaction?






