Primeiro-ministro convida Lula para agenda na Alemanha; saiba quando
Friedrich Merz frustrou o governo brasileiro ao segurar anúncio de investimento em fundo climático, mas quer o petista em Hannover em 2026
Belém – Na mesma reunião em que frustrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao segurar colaboração para o financiamento climático, o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, convidou o brasileiro para uma visita ao país europeu. Eles se reuniram nesta sexta-feira (7/11), no segundo e último dia da Cúpula do Clima, realizada no Pará.
O convite foi para que Lula vá à cidade de Hannover em 20 de abril de 2026, quando ocorre a Hannover Messe. É uma feira para a tecnologia industrial, considerada a mais importante do mundo nessa categoria. O evento é organizado por empresas privadas, universidades e pelo governo alemão. O Brasil terá um pavilhão no local.
Leia também
-
Brasil
Cúpula do Clima: Alemanha frustra Lula e segura financiamento
-
Brasil
Cúpula do Clima: foto oficial tem Lula ao lado de Helder e Guterres
-
Brasil
Cúpula do Clima: Lula vê vitórias e quer mais verba de países ricos
-
Brasil
Cúpula do Clima: saiba como serão repasses de fundo lançado por Lula
“Essa é uma mensagem importante, porque o Brasil será o país parceiro da feira Hannover Messe no ano que vem, e o presidente Lula me prometeu hoje que também virá pessoalmente”, revelou Merz.
O primeiro-ministro alemão também elogiou a COP30. “É exatamente a forma como só conseguiremos responder de maneira eficaz às mudanças climáticas e aos outros desafios globais de nosso tempo”, destacou.
Frustração
Apesar do convite, Merz frustrou o governo Lula. O chanceler alemão decidiu segurar o esperado aporte ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Trata-se de um mecanismo de financiamento climático lançado oficialmente pelo Brasil durante a Cúpula do Clima, sendo a principal aposta para se tornar o legado do Brasil na COP30.
No dia anterior, fontes próximas ao presidente celebraram ao serem informadas que Merz discutiria um compromisso financeiro, com valores. Segundo interlocutores, o premiê alemão chegou a falar para o brasileiro, pouco antes do encontro, que o país faria uma contribuição “significativa”.
“Em relação à iniciativa do TFFF, ela nos chegou com pouca antecedência e precisa ser analisada com cuidado. Queremos examinar novamente esse instrumento. Eu disse, na reunião sobre energia, que realizaremos um processo de due diligence sobre esse fundo que será criado. Então, é claro, vamos analisá-lo atentamente, e participaremos dessa iniciativa”, afirmou Merz, após o encontro com Lula.
What's Your Reaction?