Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow

Marcado por abandono, investigações e troca de concessionárias, Rodoanel Norte acumulou atrasos desde 2013 e consumiu mais do que previsto

Dezembro 18, 2025 - 19:00
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Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow

Depois de quase 13 anos desde o início das obras, o primeiro trecho do Rodoanel Norte será liberado para o tráfego na próxima segunda-feira (22/12). Com 24 quilômetros de extensão, a nova etapa vai ligar as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, além de se conectar ao trecho Leste do Rodoanel, na altura da rodovia Ayrton Senna, em São Paulo.

Após anos marcados por abandono e paralisações, seis deles com as obras totalmente interrompidas, o cenário mudou nos últimos meses com a retomada acelerada dos trabalhos. A liberação do trecho representa a primeira entrega concreta do Rodoanel Norte aos motoristas.

O investimento total no empreendimento é de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão em recursos públicos e cerca de R$ 2 bilhões aportados pela concessionária Via Ápia. Por outro lado, devido aos atrasos, o projeto soma mais de R$ 600 milhões de custos. As obras do Rodoanel Norte seguem em andamento na segunda etapa, que vai até a rodovia dos Bandeirantes, com previsão de conclusão total no segundo semestre de 2026. Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - destaque galeria6 imagensPrimeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - imagem 2Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - imagem 3Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - imagem 4Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - imagem 5Primeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - imagem 6Fechar modal.MetrópolesMarcado por abandono, investigações e troca de concessionárias, Rodoanel Norte acumulou atrasos desde 2013 e consumiu mais do que previsto1 de 6

Marcado por abandono, investigações e troca de concessionárias, Rodoanel Norte acumulou atrasos desde 2013 e consumiu mais do que previstoReprodução / Via AppiaPrimeiro trecho do Rodoanel Norte será inaugurado na 2ª com free flow - imagem 22 de 6

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Como funciona o free flow

O Rodoanel Norte entrará em operação com o sistema de cobrança eletrônica Siga Fácil Sem Parar, o free flow, modelo que substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos eletrônicos. A tecnologia permite que os veículos passem livremente pela rodovia, sem necessidade de parada ou redução de velocidade, pagando apenas pelo trecho percorrido.

A identificação é feita de forma automática por meio da leitura da placa do veículo ou da tag eletrônica, considerando inclusive a quantidade de eixos. O sistema é considerado mais ágil, seguro e econômico, já que reduz filas, consumo de combustível e o risco de acidentes.

O motorista terá até 30 dias, contados a partir da passagem pelo pórtico, para efetuar o pagamento da tarifa. Quem utiliza tag eletrônica recebe 5% de desconto, com cobrança automática na fatura da operadora. Já os motoristas sem tag poderão consultar e pagar a tarifa pelos canais oficiais da concessionária, incluindo o portal de pagamentos, o site do Siga Fácil e a base do Serviço de Atendimento ao Usuário, localizada no km 135 do Rodoanel Norte.

Anos de atrasos do Rodoanel Norte

  • Construção do Trecho Norte começou em 2013.
  • Obras foram interrompidas em 2018 e ficaram anos sem avanço.
  • Orçamento inicial era de R$ 4,3 bilhões, mas até 2019 já haviam sido gastos cerca de R$ 6,85 bilhões.
  • Projeto virou alvo de apurações por suspeitas de superfaturamento e corrupção.
  • Empreiteiras entraram em crise financeira e acabaram declaradas inidôneas pela União.
  • Em março de 2023, o consórcio Via Appia venceu o leilão para concluir a obra.
  • As obras foram retomadas em abril de 2024
  • A concessionária será responsável pela operação do trecho norte por cerca de 30 anos.

 

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