Rio Grande do Norte registra aumento de quase 20% nas adoções em 2025
O Rio Grande do Norte apresentou crescimento no número de adoções de crianças e adolescentes em 2025. Até o dia 9 de janeiro, foram concluídas 77 adoções, contra 65 no mesmo período de 2024, o que representa um aumento de 18,46% na comparação entre os dois anos. Os dados são da Coordenadoria Estadual da Infância […] O post Rio Grande do Norte registra aumento de quase 20% nas adoções em 2025 apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
O Rio Grande do Norte apresentou crescimento no número de adoções de crianças e adolescentes em 2025. Até o dia 9 de janeiro, foram concluídas 77 adoções, contra 65 no mesmo período de 2024, o que representa um aumento de 18,46% na comparação entre os dois anos.
Os dados são da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), vinculada ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e têm como base o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), ferramenta administrada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o coordenador da CEIJ, José Dantas de Paiva, a produtividade foi o principal foco do trabalho desenvolvido ao longo de 2025, com ações que foram além da área de adoção.
“As iniciativas envolveram não apenas a adoção, mas também a prestação jurisdicional voltada à proteção da criança e do adolescente. Houve o fortalecimento do programa Atitude Legal, que trata da entrega voluntária de crianças para adoção pela própria mãe, melhorias nas salas de Depoimento Especial com novos equipamentos, além de apoio a magistrados e servidores no uso do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento”, destacou.
O magistrado também ressaltou o investimento em formação continuada, realizado com o apoio da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), e a atuação conjunta com outros setores do Judiciário estadual.
Outro destaque foi a campanha lançada em outubro de 2025, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social do TJRN, intitulada “Quem ama protege. Quem bate, destrói”. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes contra a violência no ambiente familiar.
Ainda de acordo com a CEIJ, ao longo de 2025 foram ofertadas 14 turmas de formação para pretendentes à adoção, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As capacitações contaram com equipes multidisciplinares formadas por assistentes sociais, psicólogos, magistrados e convidados, incluindo pessoas que já passaram pela experiência da adoção, além de profissionais que atuam em unidades de acolhimento e Grupos de Apoio à Adoção.
O post Rio Grande do Norte registra aumento de quase 20% nas adoções em 2025 apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
What's Your Reaction?