Sardinha: o que a nova obsessão da moda diz sobre o momento atual

Estampas ou elementos relacionados à sardinha tem surgido em roupas, acessórios e itens de casa, movimento que pode estar ligado à economia

Jun 19, 2025 - 02:30
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Sardinha: o que a nova obsessão da moda diz sobre o momento atual

Depois de uma infinidade de modas “core” – como cottagecore, barbiecore e brazilcore – nos últimos anos, o verão 2025 no Hemisfério Norte tem uma nova trend para chamar de sua, e tem a ver com sardinhas! Isso mesmo: o peixe enlatado dos supermercados é a nova obsessão mediterrânea na moda, assim como frutos do mar em geral.

Vem entender como isso está ocorrendo e qual é o possível significado por trás! Bolsa Sardine, da Bottega Veneta - MetrópolesClique nas ruas de Milão com a bolsa Sardine, da grife Bottega Veneta

Sardinha na moda

As referências alimentares marinhas aparecem na forma de estampas, acessórios e bolsas de marcas como Bottega Veneta e J.Crew. Até varejistas como a Renner e a C&A já embarcaram na ideia. Em maio, as buscas por “bolsa de sardinha com miçangas” tiveram um aumento de 300% no Google, enquanto o mesmo mês registrou o dobro de pesquisas por “vestido de sardinha”. Camiseta com estampa de sardinha da J.Crew - MetrópolesCamiseta com estampa de sardinha da J.Crew

  Camiseta com estampa de sardinha da C&A - MetrópolesEsta é da C&A

  Camiseta com estampa de sardinha da Renner - MetrópolesAqui, um modelo da Renner

Símbolo lúdico

As versões com detalhes inspirados em sardinhas da bolsa de miçangas Tommy, da marca Staud, ganharam um fã clube cativo no TikTok. A inspiração no peixe foi introduzida despretensiosamente no ano passado como um elemento divertido, conforme contou a diretora criativa da marca, Sarah Staudinger, a uma revista estrangeira.

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“Tentamos incorporar um símbolo lúdico em cada coleção, e as sardinhas pareceram a escolha perfeita”, contou a designer por trás da Staud, sediada em Los Angeles. “Elas me lembram instantaneamente de longos e preguiçosos almoços de verão no Mediterrâneo — há algo tão nostálgico e emblemático nelas.”

Na galeria abaixo, veja exemplos de peças da Staud que carregam esses elementos: 6 imagensBolsa Tommy com estampa de sardinhas, da marca StaudVestido com estampa de sardinha da marca StaudBolsas em formato de peixe da marca StaudPeças em formato de peixe da marca StaudBolsa em formato de peixe da marca StaudFechar modal.1 de 6

Bolsa Tommy versão Staudines, da marca StaudStaud/Divulgação2 de 6

Bolsa Tommy com estampa de sardinhas, da marca StaudStaud/Divulgação3 de 6

Vestido com estampa de sardinha da marca StaudStaud/Divulgação4 de 6

Bolsas em formato de peixe da marca StaudStaud/Divulgação5 de 6

Peças em formato de peixe da marca StaudStaud/Divulgação6 de 6

Bolsa em formato de peixe da marca StaudStaud/Divulgação

 

Estética da indulgência

O flerte da moda com a gastronomia tem um histórico. As grifes Schiaparelli e Moschino já interpretaram comida como elemento fashion, de lagostas a sanduíches. Sem falar no uso do couro descartado da indústria alimentícia, como o bovino ou o de pirarucu.

No entanto, apesar de não ser um fenômeno recente, a relação entre as duas áreas, com abertura de cafés “grifados” e alimentos aparecendo em campanhas, ganhou maior evidência no passado recente. O detalhe reflete, possivelmente, um recorte da economia atual. Vestido Lagosta, de Elsa Schiaparelli com Salvador DalíVestido Lagosta, de Elsa Schiaparelli com Salvador Dalí

É como se a comida, que deveria ser algo acessível e simples, tivesse se tornado um elemento de indulgência para a publicidade. Em tempos de alta no preço dos alimentos, doces, hortaliças, massas (e agora peixes) viraram, sob essa ótica, símbolos de ostentação.

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