Seios firmes e postura: treino de superiores valoriza a saúde feminina
Treino com exercícios para peitoral, ombros e costas ajudam mulheres a manter postura ereta, prevenir dores e evitar a flacidez dos seios

A musculação feminina deixou de ser tabu e é cada vez mais reconhecida como ferramenta de saúde. Se antes o receio de muitas mulheres era “ficar masculinizada”, agora a ciência comprova que os benefícios do treino de membros superiores vão muito além da aparência. Professora de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Leandra Batista afirma que esse tipo de treino ajuda as mulheres a cuidarem da saúde, ganharem postura e fortalecerem a autoestima em qualquer fase da vida.
Leia também
-
Vida & Estilo
Expert compartilha dicas de treino de membros superiores para mulheres
-
Vida & Estilo
Treino em casa: personal indica 5 exercícios para fortalecer o tríceps
-
Vida & Estilo
Como reduzir a papada? Experts dão dicas de treino e alimentação
-
Saúde
Estudo mostra como o aquecimento pode turbinar desempenho nos treinos
Segundo Leandra, o treino da parte superior deve ser encarado além do viés estético. Exercícios para dorsais, romboides e trapézio médio, por exemplo, têm papel fundamental na prevenção de dores crônicas e no alinhamento postural, especialmente em mulheres que passam longas horas sentadas ou têm seios volumosos.
“Fortalecer essas regiões ajuda a contrabalancear o encurtamento dos peitorais, reduzindo dores no pescoço e coluna, promovendo sustentação para a postura ereta”, explica.
Ela destaca que trabalhar o peitoral funciona como um suporte muscular, o que pode até dar a sensação de seios mais firmes e elevados. “O treino de superiores não altera o tecido mamário em si, mas melhora a base que o sustenta”, afirma a professora.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Exercícios com peso ajudam a fortalecer todo o corpoPixabay/Divulgação2 de 5
Uso de hormônios para se dar bem na musculação foi proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)Unsplash3 de 5
Emagrecer e ganhar músculos, tudo ao mesmo tempo, é desafiador Pixabay4 de 5
Os músculos precisam de descanso para crescer Pixabay 5 de 5
Mantenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas para elevar a qualidade de vidaiStock
Postura, firmeza e saúde óssea
Para o personal trainer Thiago Carlos da Silva, conselheiro do CREF7/DF e especialista em treinamento para saúde e beleza, fortalecer os membros superiores é essencial. “Essa musculatura melhora a postura, ajuda a proteger o tronco de forma mais ereta e traz a sensação de seios mais firmes”, explica.
Ele reforça que o treino de superiores não reduz os seios, como muitas acreditam, mas fortalece as estruturas que os sustentam, peitorais, ombros e costas. E descarta o medo da “masculinização”: “As mulheres não produzem testosterona em níveis que levem a músculos grandes como os dos homens. O que ocorre é definição e contorno harmônico”.
Leandra também destaca outro benefício importante: a prevenção da osteoporose. “Com a queda de estrogênio na menopausa, há risco de perda de densidade óssea. O treino de força ajuda a estimular os ossos e protege punhos e quadris, regiões vulneráveis a fraturas. Além disso, músculos fortes reduzem as chances de queda”, afirma.
Resultados e como começar
De acordo com Leandra, os primeiros resultados podem ser percebidos entre quatro e oito semanas, com aumento do tônus muscular. Já ganhos visíveis de definição e volume tendem a surgir a partir de três meses de prática regular. “Genética e perfil hormonal influenciam, mas todas podem colher benefícios estéticos e funcionais em pouco tempo”, afirma.
Para iniciantes, ela recomenda começar com dois treinos semanais para a parte superior. A frequência pode subir para três ou quatro vezes por semana, desde que haja equilíbrio entre estímulo e recuperação. “Não é só treinar mais, é treinar com inteligência e técnica. Dormir bem, comer direito e descansar também fazem parte do progresso”, ressalta.
Fortalecer os membros superiores é essencial
Quais exercícios incluir no treino?
Tanto Leandra quanto Thiago indicam exercícios multiarticulares como base para iniciantes. Confira algumas sugestões dos especialistas:
Recomendações da professora Leandra Batista:
- Flexão de braço (pode começar com joelhos apoiados)
- Remada com halteres ou na máquina
- Desenvolvimento de ombros sentado com halteres
- Tríceps banco
- Exercícios para o manguito rotador (com elástico ou na polia)
Recomendações do personal Thiago Carlos da Silva:
- Supino inclinado com barra ou halteres
- Remada curvada ou com pegada aberta na máquina
- Elevação lateral para ombros
Segundo Thiago, treinar a parte superior de duas a três vezes por semana é suficiente. O segredo está na consistência e na progressão gradual da carga. “Além de melhorar a postura, reduzir dores e aumentar a força, o treino de superiores equilibra o corpo e valoriza a silhueta feminina, realçando a cintura e o quadril”, completa.
Para ele, a dica principal é simples: não pule essa parte do treino. “Treinar superiores deve fazer parte da rotina. Pode ser em dias separados ou junto com inferiores. O ideal é adaptar a rotina com ajuda profissional.”
What's Your Reaction?






