Seis combinações de alimentos e bebidas prejudiciais à saúde; confira
Saiba seis combinações populares de alimentos que você deve evitar consumir, segundo especialistas em saúde
Frequentemente, escutamos dizer que jamais se pode misturar manga com leite. Apesar dessa crença não passar de uma lenda, existem várias combinações de alimentos que realmente podem afetar negativamente o organismo.
Do ponto de vista nutricional, “certos compostos podem bloquear a absorção de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Avery Zenker.
Leia também
-
Vida & Estilo
Como preparar aveia no café da manhã para extrair o melhor do alimento
-
Vida & Estilo
Diabetes: conheça 5 alimentos com baixo índice glicêmico
-
Claudia Meireles
Médica aponta 6 alimentos que podem deixar seu suor com cheiro ruim
-
Vida & Estilo
5 alimentos que hidratam o corpo, segundo uma nutricionista
Para uma absorção ideal de nutrientes, você pode querer prestar atenção às combinações de alimentos, principalmente se estiver priorizando a ingestão de um nutriente específico; indivíduos com deficiência de certos nutrientes podem ser aconselhados a evitar algumas combinações. Por outro lado, algumas combinações alimentares podem levar à ingestão excessiva de determinados macronutrientes e micronutrientes.
Embora nutricionistas concordem que categorizar alimentos como “bons” ou “ruins” não seja a melhor abordagem para a nutrição, eles recomendam atenção à forma como combinamos o que comemos. A seguir, reunimos seis combinações de alimentos que você deve evitar comer ao mesmo tempo, segundo especialistas em saúde.
1. Leite com frutas cítricas
Se você costuma beber um copo de leite junto com algumas tangerinas, talvez seja hora de repensar essa combinação, especialmente se você for intolerante à lactose.
“Misturar leite com frutas cítricas (como laranja ou limão) pode fazer com que as proteínas do leite coalhem, levando a desconforto digestivo ou inchaço”, diz Zenker. “A coagulação ocorre porque o ácido cítrico das frutas cítricas faz com que as proteínas do leite se aglomerem. Esse leite coalhado pode ser mais difícil de digerir e resultar em sintomas como gases, inchaço, dor de estômago ou indigestão.”
Evite frutas cítricas ao fazer vitaminas
2. Chocolate amargo e leite
Infelizmente, até mesmo combinações deliciosas podem ser prejudiciais.
“Combinar chocolate amargo com leite na verdade anula seus benefícios para o coração”, explica a cardiologista preventiva Elizabeth Klodas. “Os flavonoides do chocolate amargo de alta qualidade [70% ou mais de cacau] ajudam a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardíaca, mas as proteínas do leite bloqueiam a absorção pelo corpo.”
Isso não significa que você precisa abrir mão do seu doce favorito, apenas ajustar a forma como o consome.
Chocolate
3. Café com bananas
Manhãs corridas pedem um café da manhã rápido e prático, porém, devemos manter a cautela nutricional.
“A combinação de cafeína com carboidratos de digestão rápida cria a ilusão de energia duradoura”, explica Suhaul Rivera, fundador da Alkaline Herb Shop. “No entanto, assim que o açúcar no sangue cai, essa energia despenca, deixando você mais cansado do que antes.”
Em vez disso, o especialista sugere começar o dia com um copo grande de água e uma proteína saudável, como ovos mexidos, antes de se entregar ao café e aos carboidratos.
Evite consumir café e bananas na mesma refeição
4. Macarrão instantâneo com molho de soja
É comum acrescentar molho de soja, conhecido popularmente como shoyu, ao ramen, mas fazê-lo com frequência pode aumentar muito os níveis de sódio.
O macarrão instantâneo, por si só, já é considerado danoso para a saúde, e deve ser evitado em dietas balanceadas. Caso opte por consumi-lo, é importante que haja uma contenção de danos.
“Adicionar molho de soja (ou outros ingredientes ricos em sódio) ao macarrão instantâneo pode contribuir com milhares de miligramas de sódio na ingestão diária, tornando quase inevitável o consumo excessivo”, diz Zenker. “Com o tempo, uma ingestão elevada de sódio pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas e pressão alta.”
5. Pasta de amendoim com bolachas de arroz
As bolachas de arroz são uma forma interessante de adicionar textura a misturas cremosas como a pasta de amendoim, entretanto, não oferecem saciedade suficiente para manter a energia ao longo do dia.
“Essa combinação dá energia rapidamente, só que ela desaparece ainda mais rápido”, diz Rivera. “Sem fibras ou carboidratos complexos, o corpo queima tudo em minutos, deixando você cansado e com fome novamente.”
Biscoitos de arroz com pasta de amendoim não oferecem saciedade
6. Álcool e cafeína
Álcool e cafeína são frequentemente combinados sem conhecimento dos efeitos no corpo e no cérebro.
“A cafeína pode mascarar a percepção de embriaguez causada pelo álcool, fazendo com que a pessoa se sinta menos incapacitada do que realmente está”, explica Zenker. “Esse efeito pode levar ao aumento do consumo de álcool.”
Seja qual for a fonte de cafeína, chá, café ou energéticos, evite consumi-la junto com bebidas alcoólicas. Sim, até os queridinhos espresso martini e gin tropical.
Algumas junções de comidas e bebidas simplesmente parecem perfeitas. No entanto, as combinações populares citadas acima são melhor evitadas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?