Sergio Camargo: estudantes da rede pública visitam mostra inédita do escultor no Teatro Nacional
Estudantes da rede pública de Ceilândia visitaram nesta quinta-feira (11/12) a megaexposição de Sergio Camargo no Teatro Nacional
No cenário educacional brasileiro, visitar um museu ainda é um privilégio distante para muitas crianças. Com intuito de sanar essa lacuna e ampliar o acesso à cultura no quadradinho do Distrito Federal, a exposição “É Pau, É Pedra…”, promovida pelo Metrópoles e dedicad ao escultor Sergio Camargo, recebeu a visita de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Ceilândia. A mostra está em exibição no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, até o dia 6 de março, e tem entrada franca.
Leia também
-
Vida & Estilo
Autoridades prestigiam abertura de megaexposição inédita de Sergio Camargo no DF
-
Vida & Estilo
Sergio Camargo no DF: megaexposição gratuita de um dos maiores escultores do Brasil já está aberta ao público no Teatro Nacional
-
Vida & Estilo
Sergio Camargo no DF: documentário do Metrópoles revela bastidores da montagem e entrevista nomes por trás da exposição inédita
No local, eles conheceram as obras e a história de Camargo e se divertiram com as instalações interativas. O supervisor pedagógico Leonardo Garcia destacou ao Metrópoles que a visita é uma oportunidade especial para os alunos conhecerem espaços que não estão presentes no seu dia a dia.
A crianças brincaram com os blocos em área interativa
Curador da mostra, Marcello Dantas acompanhou parte da visita no Teatro Nacional
Os estudantes, do terceiro ao quinto ano do fundamental, se dividiram em turnos, um pela manhã e o outro na parte da tarde. “Para a grande maioria, foi a primeira vez em um espaço como o Teatro Nacional. São crianças de famílias de classe média baixa e de periferia que raramente têm acesso a esse tipo de experiência”, emenda Garcia.
A experiência também é um momento de inclusão: “Trouxemos todos os estudantes dos projetos de inclusão. Temos crianças com deficiências físicas e alunos no espectro autista”, prossegue.
A estudante do quarto ano Ana Beatriz Lima comentou que nunca tinha ido ao Teatro Nacional. Sua obra preferida foi o xadrez. “Eu adorei, ele é grande e bonito. Eu não sei jogar, mas é legal brincar com as peças.”
5 imagens


Fechar modal.![]()

Os estudantes conheceram as obras de Sergio CamargoPedro Iff / Metrópoles
O xadrez fez a diversão dos alunosPedro Iff / Metrópoles
Obras interativas Pedro Iff / Metrópoles
Depois da experiência, as crianças lancharam no teatroPedro Iff / Metrópoles
Os alunos fizeram a visita guiada em uma experiência educativaPedro Iff/Metrópoles
Já Raul Garcia, aluno do terceiro ano, revelou que, apesar de já ter visitado o Teatro anteriormnte, se encantou com o jardim. “Achei curioso como as plantas sobrevivem em um local fechado e a coisa mais legal foi jogar xadrez com as peças do artista.”
Renata Ribeiro, professora do quarto ano da escola, contou que trazer as crianças para essa exposição é fundamental. “É uma oportunidade de vivenciar arte, apreciar obras e ter contato com o novo, além de relacionar tudo isso aos estudos”, salientou.
Exposição Sergio Camargo
A mostra “É Pau, É Pedra…” reúne um dos maiores conjuntos de obras já exibidos do escultor e consolida o Metrópoles como um dos principais incentivadores da cultura do DF. O projeto ocupa um palco à altura: o Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, espaço simbólico para a arte e para a cidade.
A partir de 10 de dezembro, o público poderá visitar a exposição gratuitamente, que permanece aberta até 6 de março.
Serviço
Exposição “É Pau, é Pedra…”, de Sergio Camargo, realizada pelo Metrópoles Visitação de 10 de dezembro a 6 de março, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional
What's Your Reaction?