Sexta será de frio, calor, chuvas e geadas isoladas pelo país. Confira
País segue com diversos cenários climáticos em todo o território. Segundo o Inmet, 20 estados estão sob alertas meteorológicos

A tendência para esta sexta-feira (15/8) é de diversos cenários climáticos no país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio continua influenciando grande parte do Sul e do Sudeste, com reforço de uma massa de ar de origem polar que ainda garante temperaturas mais baixas, especialmente no amanhecer.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por exemplo, há possibilidade de geada em pontos mais frios, como na Campanha gaúcha e na serra catarinense. Porto Alegre (RS) deve amanhecer com cerca de 9 °C e chegar aos 18 °C à tarde. Em Curitiba (PR), o dia começa perto dos 9 °C e não passa dos 14 °C, com chance de garoa e céu encoberto. Já Florianópolis (SC) deve ter mínimas de 12 °C e máximas em torno de 18 °C, com períodos de chuva fraca.
Em São Paulo (SP), a sexta será de tempo mais fechado e sensação de frio moderado, com mínima de 12 °C e máxima de 21 °C.
O Rio de Janeiro (RJ) também terá um dia mais ameno, variando entre 15 °C e 23 °C, com possibilidade de chuva rápida ao longo do dia. Em Belo Horizonte (MG), o sol aparece entre nuvens e a temperatura sobe um pouco mais, chegando a 25 °C à tarde, mas ainda com noites frescas. No Espírito Santo, Vitória deve registrar pancadas de chuva e máximas perto dos 25 °C.
Leia também
-
São Paulo
Saiba até quando deve durar o frio em São Paulo
-
Brasil
Clima: massa polar traz frio, geadas e chuvas nesta 4ª; confira onde
-
Brasil
Geadas, chuvas e baixa umidade: saiba como será o clima nesta quinta
-
Brasil
Que frio: semana começa com geadas e termômetros em baixa; saiba onde
Temperaturas elevadas
No Centro-Oeste, o ar frio ainda se faz presente em Mato Grosso do Sul, mas a tendência é de elevação das temperaturas ao longo do dia. Campo Grande (MS) deve variar entre 16 °C e 30 °C, com tempo firme. Já Cuiabá (MT) segue sob calor intenso, podendo alcançar 34 °C, e umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 20% em algumas horas.
O mesmo vale para Goiás e o Distrito Federal, onde Goiânia (GO) e Brasília (DF) terão tardes quentes, com máximas de 31 °C e 29 °C, respectivamente.
Chuvas intensas
No Nordeste, a circulação de ventos vindos do mar mantém nuvens carregadas e risco de chuva forte, principalmente entre o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Cidades como João Pessoa (PB) e Natal (RN) podem ter volumes elevados em pouco tempo, com potencial para alagamentos. Também há alerta para temporais no litoral de Alagoas e Pernambuco.
Salvador (BA) deve registrar pancadas rápidas e máxima de 29 °C. Já no interior do Nordeste, o calor predomina e a umidade do ar fica mais baixa, especialmente no sertão.
No Norte, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em grande parte do Amazonas, Roraima e Amapá, com possibilidade de raios e acumulados expressivos.
Manaus (AM) e Boa Vista (RR) devem registrar pancadas fortes à tarde. Já em Rondônia e Tocantins, o tempo segue firme, quente e seco, com índices de umidade críticos em várias cidades.
De acordo com o Inmet, 20 estados estão sob alertas meteorológicos. Veja
- Alerta para risco potencial de chuvas intensas (amarelo): Amapá, Amazonas, Pará e Roraima
- Alerta de risco potencial para acumulado de chuvas (amarelo): Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte
- Alerta de perigo para acumulado de chuvas (laranja): Rio Grande do Norte
- Alerta de grande perigo para acumulado de chuvas (vermelho) Rio Grande do Norte
- Alerta de risco potencial de baixa umidade (amarelo): Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
- Alerta de risco potencial para geadas (amarelo): Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
What's Your Reaction?






