Tarifaço: Lula mira 2026 ao escalar Alckmin para buscar empresários

Escalado por Lula, vice-presidente Geraldo Alckmin se reunirá com empresários na terça-feira (15/7) para discutir reação ao tarifaço

Jul 15, 2025 - 09:20
 0  0
Tarifaço: Lula mira 2026 ao escalar Alckmin para buscar empresários

O presidente Lula mirou as eleições de 2026 ao escalar seu vice e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para mediar as conversas com os empresários sobre o tarifaço imposto por Donald Trump.

Nesta terça-feira (15/7), por ordem do presidente da República, Alckmin vai comandar reuniões em Brasília com empresários da indústria, pela amanhã, e com integrantes do agronegócio, à tarde. 4 imagensFechar modal.1 de 4

Geraldo Alckmin e LulaBreno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto2 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto3 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto4 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A escolha de Alckmin para liderar as primeiras conversas com o empresariado, segundo apurou a coluna, se deve à boa relação do vice com o setor empresarial, mantida desde a época em que ele foi governador de São Paulo.

Fontes do Palácio do Planalto também afirmam que Lula escalou Alckmin para que o vice se aproxime ainda mais dos empresário e sirva como interlocutor do governo junto ao segmento nas eleições de 2026.

Nesse cenário, Alckmin ainda disputaria a narrativa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também marcou reunião com empresários sobre o tarifaço na terça-feira.

Leia também

Contra-ataque dos ministros

Com Alckmin focado no debate com os empresários, outros ministros do governo foram escalados para uma ofensiva estratégica junto à mídia norte-americana em resposta à ameaça de Trump.

Como parte dessa estratégia, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, publicou um artigo no jornal americano The New York Times na segunda-feira (14/7).

No artigo, Messias critica a aplicação do tarifaço por Trump como um instrumento de pressão política. O ministro aponta no texto que “as tarifas não podem ser usadas para interferir em processos democráticos” de outros países.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente