Terra já rompeu 7 de seus 9 limites planetários, mostra novo relatório; oceanos entram na ‘zona de perigo’
Terra já rompeu 7 de seus 9 limites planetários, mostra novo relatório; oceanos entram na ‘zona de perigo’ Novo relatório mostra que o planeta entrou em uma fase mais perigosa: além da crise climática, a saúde dos mares agora também está fora da zona de segurança. Só a camada de ozônio e os aerossóis […]


Terra já rompeu 7 de seus 9 limites planetários, mostra novo relatório; oceanos entram na ‘zona de perigo’
Novo relatório mostra que o planeta entrou em uma fase mais perigosa: além da crise climática, a saúde dos mares agora também está fora da zona de segurança. Só a camada de ozônio e os aerossóis seguem dentro dos limites.
Por Roberto Peixoto, g1
24/09/2025 13h22 Atualizado há 57 minutos
Representação visual dos limites planetários. — Foto: Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)
Representação visual dos limites planetários. — Foto: Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)
O planeta já rompeu sete dos seus nove limites planetários – indicadores científicos que medem se a Terra ainda opera em condições seguras para sustentar a vida.
E a novidade no levantamento de 2025 é que a acidificação dos oceanos, que no ano passado estava “no limite”, agora entrou na lista dos processos que já ultrapassaram a fronteira de segurança
Em 2024, seis processos estavam confirmadamente em situação crítica e a acidificação aparecia como próxima de ser ultrapassada.
A constatação é de um novo estudo, feito por pesquisadores do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre o Impacto Climático (PIK), que analisaram os processos essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental na Terra.
Ou seja, se não controlarmos o aumento global da temperatura, eventos como o colapso de ecossistemas e desastres climáticos extremos se tornarão cada vez mais frequentes (entenda mais abaixo).
No estudo, foram identificados sete processos que já ultrapassaram níveis considerados seguros relacionados aos seguintes tópicos:
Mudanças no uso da terra do planeta: tem a ver com o desmatamento e a conversão de ecossistemas naturais em áreas agrícolas ou urbanas, que estão destruindo habitats e afetando a regulação climática. Seus níveis seguros já foram ULTRAPASSADOS.
Mais informação
What's Your Reaction?






