Trump: Rússia terá consequências severas se não aceitar acordo de paz
Presidente dos EUA vai se encontrar com Putin na sexta (15/8) no Alasca para negociar fim da guerra com Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse nesta quarta-feira (13) que “consequências severas” podem atingir a Rússia caso o presidente Vladimir Putin não aceite acabar a guerra com a Ucrânia.
Questionado se a Rússia pode enfrentar consequências caso não avance em direção a um acordo de paz, Trump disse: “Sim, eles vão”.
O presidente dos EUA não deu detalhes, mas reiterou: “Haverá, não preciso dizer, haverá consequências muito severas.”
Leia também
-
Brasil
Líderes europeus pressionam Trump por cessar-fogo na Ucrânia
-
Mundo
Zelensky diz ter apoio de Trump e acusa Putin de “blefar” sobre paz
-
Mundo
Putin liga para Kim Jong-un antes de reunião com Trump
-
Brasil
Putin liga para Lula. Veja o que foi tratado entre os dois presidentes
A declaração ocorreu após uma reunião por videoconferência com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros líderes políticos europeus.
Após a ligação, o presidente ucraniano afirmou que os EUA estão prontos para apoiar o país no que diz respeito aos entraves de um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia. Zelensky também enfatizou que Putin estaria “blefando” sobre um tratado de paz.
Trump tem um encontro marcado com Putin na próxima sexta-feira (15/8) no Alasca para negociar o fim do conflito.
Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, na segunda-feira (11/8), o líder norte-americano afirmou que Putin “precisa acabar com esta guerra” e que espera uma reunião positiva para encerrar as tensões de disputa territorial entre as duas nações.
A reunião entre os líderes políticos ocorre após Putin receber o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, em Moscou, na Rússia e avaliar o diálogo como “construtivo”. O presidente russo estava sendo pressionado por Trump para iniciar as negociações de paz, com o líder norte americano ameaçando aplicar novas sanções contra a Rússia caso o encontro não acontecesse.
Após a reunião, Trump entrará em contato com Zelensky e outros líderes europeus para informá-los se Putin negociou o cessar-fogo.
Para o presidente estadunidense, a guerra na Ucrânia nunca devia ter ocorrido e, para pôr um fim às tensões, ele alega que terá de fazer uma “troca de terras”. Trata-se de um acordo para a Ucrânia ceder alguns territórios já dominados pela Rússia para selar a paz entre as nações. O trato também incluiria que a condição de que a Ucrânia recuperasse algumas áreas, colocando um fim à disputa territorial.
What's Your Reaction?






