Trump se reúne com ex-membro da Al-Qaeda e atual presidente da Síria
Na Arábia Saudita, Trump se encontrou com Ahmed Al-Shaara, ex-líder do braço da Al-Qaeda na Síria e atual presidente do país

Em um gesto de pragmatismo, Donald Trump se reuniu com o atual líder da Síria, Ahmed Al-Shaara, apesar da antiga ligação do novo presidente sírio com o grupo terrorista Al-Qaeda. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (14/5), na Arábia Saudita.
Um dia antes, o presidente dos Estados Unidos já havia dado sinal verde para a nova administração síria, ao anunciar o fim das sanções norte-americanas contra o país.
De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Karolline Leavitt, diversos assuntos foram tratados durante a reunião entre Trump e Al-Shaara. O encontro também contou com a participação do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, por telefone.
Entre eles, a expulsão de “terroristas” da Síria, a deportação de “terroristas palestinos” e a cooperação com o governo dos EUA em questões relacionadas ao Estado Islâmico (ISIS) na Síria.
Além disso, Trump pressionou o novo governo da Síria a normalizar as relações com israel, por meio da assinatura dos Acordos de Abraão, criados durante a primeira gestão do presidente republicano. O pacto visa normalização de laços entre o país comandado por Benjamin Netanyhu e nações muçulmanas.
O governo interino da Síria, nas mãos de figuras com passados ligados ao jihadismo, classificou a reunião entre Trump e Al-Shaara como “histórica”. De acordo com a chancelaria do país, o atual presidente aproveitou o encontro para agradecer os diversos acenos positivos que tem recebido da comunidade internacional.
“O presidente Ahmed Al-Shaara expressou sua gratidão pelo apoio regional e internacional, enfatizando o progresso confiante da Síria em direção ao futuro”, disse uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores sírio.
What's Your Reaction?






