União Europeia prepara alternativas para lidar com tarifas de Trump em reunião em Bruxelas
Por RFI “Estamos negociando, mas, ao mesmo tempo, estamos nos preparando”, garantiu Maros Sefcovic, enfatizando que este é o pensamento comum aos 27 países que integram o bloco. O Comissário Europeu, que negocia com Washington, confirmou a intenção de continuar as discussões até 1º de agosto, data estabelecida pelo presidente Trump. “Como eu já disse, […]


Por RFI
“Estamos negociando, mas, ao mesmo tempo, estamos nos preparando”, garantiu Maros Sefcovic, enfatizando que este é o pensamento comum aos 27 países que integram o bloco.
O Comissário Europeu, que negocia com Washington, confirmou a intenção de continuar as discussões até 1º de agosto, data estabelecida pelo presidente Trump. “Como eu já disse, são necessárias duas mãos para aplaudir e, portanto, a UE também deve se preparar para possíveis retaliações se as negociações fracassarem”, observou.
Caso o acordo não seja firmado, setores essenciais da economia europeia correm o risco de serem afetados. Centenas de milhares de empregos serão colocados em risco caso o bloco e os EUA não cheguem a um consenso.
Os europeus ameaçaram em maio impor tarifas sobre produtos americanos no valor de cerca de € 100 bilhões. Em última análise, o valor desta lista poderia ser reduzido para € 72 bilhões.
Leia tambémApós visar Brasil, Trump eleva tarifas sobre México e União Europeia e intensifica guerra comercial
Os europeus tentam se manter unidos nesta questão. Este é grande desafio, uma vez que as economias dos países-membro não estejam igualmente expostas às tarifas americanas.
Mudança de tática
Alguns países acreditam que a UE deve mudar a estratégia e mostrar sua força. “Obviamente, pelos fatos ocorridos no sábado, a situação deve provocar uma mudança na nossa abordagem”, afirmou em Bruxelas o ministro do Comércio Exterior francês, Laurent Saint-Martin.
“Há um velho ditado que diz ‘se você quer paz, deve se preparar para a guerra’. Mas queremos o acordo”, declarou o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, cujo país atualmente ocupa a presidência rotativa da União Europeia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia não irá retaliar, por enquanto, as tarifas americanas sobre aço e alumínio, na esperança de chegar a um acordo com os EUA num inequívoco gesto de boa vontade.
Assim, a UE deverá estender a suspensão das contramedidas às tarifas americanas sobre aço e alumínio até 1º de agosto na esperança de chegar a um acordo com Washington.
“Sempre deixamos muito claro que preferimos uma solução negociada. Isso continua sendo verdade e usaremos o tempo que temos até 1º de agosto”, disse a presidente da UE.
“A Europa tem poder econômico e financeiro para afirmar sua posição”
O presidente da França, Emmanuel Macron, instou a Comissão a “defender os interesses europeus e acelerar a preparação de contramedidas confiáveis”. O chanceler alemão, Friedrich Merz, concordou com o líder francês e acrescentou que conversou Ursula von der Leyen e Donald Trump nos últimos dias. Merz garantiu que é o desejo de todos chegar a uma solução.
Já a chefe do governo italiano, Giorgia Meloni, alertou para a perspectiva de uma “guerra comercial” no mundo ocidental. “A Europa tem o poder econômico e financeiro para afirmar sua posição e chegar a um acordo justo e sensato. A Itália fará a sua parte”, disse Meloni, que é acusada pela oposião de seu país por falta de firmeza em relação a Washington.
UE busca aliados
A União Europeia busca intensificar seu comércio com outros países que também são alvos de ameaças tarifárias de Trump. A UE tem negociações em andamento com Japão, Canadá e Índia. No domingo (13), um acordo político foi formalizado com a Indonésia para reduzir as barreiras comerciais.
Desde que retornou à presidência dos Estados Unidos em janeiro deste ano, Donald Trump impôs tarifas flutuantes e generalizadas a seus aliados e concorrentes, perturbando os mercados financeiros e alimentando temores de uma desacele
What's Your Reaction?






