Valdemar diz que “houve planejamento de golpe”, mas nega crime

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto participou de evento no interior de SP e cobrou defesa da anistia por partidos como PSD e Republicanos

Sep 14, 2025 - 21:00
 0  1
Valdemar diz que “houve planejamento de golpe”, mas nega crime

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que “houve um planejamento de golpe” no Brasil, mas negou que tenha havida crime no movimento. Ainda segundo o cacique do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o “grande problema” está nos atos do 8 de Janeiro de 2023, classificados por ele como “bagunça”.

“Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe efetivamente. No Brasil a lei diz o seguinte: ‘se você planejar um assassinato, mas não fez nada, não tentou, não é crime’. O golpe não foi crime. O grande problema nosso é que teve aquela bagunça no 8 de Janeiro e o Supremo diz que aquilo foi golpe. Olha só, que absurdo, camarada com pedaço de pau, um bando de pé de chinelo quebrando lá na frente e eles falam que aquilo é golpe”, disse Valdemar, que chegou a dizer que os atos foram organizadas pelo PT.

Leia também

As declarações foram feitas nesse sábado (13/9), durante painel no Rocas Festival, evento de luxo do setor equino realizado em Itu, no interior paulista. Valdemar participou de um debate com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, mediado pelo deputado estadual bolsonarista Tomé Abduch (Republicanos).

Durante o encontro, Valdemar defendeu o projeto de anistia e afirmou que o objetivo da direita nas eleições de 2026 é fazer a maioria no Senado. Ele estimou que o campo deve eleger um mínimo de 45 senadores.

O presidente do PL ainda afirmou que, em caso de união de figuras como Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior, a direita pode vencer as eleições.

Para Valdemar, no entanto, os únicos nomes que ganhariam do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são Bolsonaro, Tarcísio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele disse ainda que é Bolsonaro quem escolherá o candidato e o vice da chapa.

Anistia

  • Sobre a anistia, Valdemar Costa Neto afirmou que o tema é “importantíssimo para o Brasil” e cobrou o apoio de Kassab, que respondeu ser a favor a iniciativa, o que gerou aplausos da plateia e do próprio Valdemar.
  • Para o presidente do PL, após a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), a “luta” da direita agora deve ser no Congresso Nacional.
  • “Esquece o Supremo, isso já acabou. Agora nós temos que resolver no Senado e Câmara e aprovar a anistia”, disse.
  • Valdemar ainda afirmou que o PP e o União Brasil já estão fechados no apoio a anistia e cobrou uma posição do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
  • “Tenho reunião a semana que vem e vou cobrar. Marcos, nós elegemos o teu presidente da Câmara, agora você precisa retribuir isso que nós fizemos para você. Se tivermos esses partidos unidos nós vamos aprovar anistia, pode ter certeza”, afirmou.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente