Vaticano anula Anel do Pescador, joia usada pelo papa Francisco. Vídeo
Cerimônia do Vaticano marca o fim oficial do pontificado de Francisco. Ato ocorre na véspera do conclave, que definirá o novo papa

O Vaticano realizou nesta terça-feira (6/5) a cerimônia de anulação do Anel do Pescador e do selo de chumbo do Papa Francisco, simbolizando oficialmente o fim do pontificado que durou 12 anos. O ato ocorreu durante a última Congregação Geral dos Cardeais antes do início do conclave, previsto para começar nesta quarta-feira (7/5) e que elegerá o novo líder da Igreja Católica.
A anulação do anel, tradicionalmente realizada após a morte de um papa, foi conduzida na presença do camerlengo, cardeal Kevin Farrell, e de 173 cardeais presentes, dos quais 130 participarão do conclave. O Anel do Pescador, símbolo do poder papal, é destruído para evitar falsificações de documentos e representar o término do pontificado.
Veja vídeo:
Usado pelo papa Francisco, o ‘Anel do Pescador’ deveria ter sido destruído em abril, logo após a sua morte. Entretanto, como Francisco não o utilizava com frequência, o adereço permaneceu sob poder do Vaticano até a véspera do conclave.
Anel sob medida
O anel é feito sob medida para cada papa, com a imagem de um homem pescando, em referência ao evangelho de Mateus, onde Jesus chama São Pedro de “pescador de homens”. O acessório pode ser usado como selo em documentos oficiais.
Papa Francisco, nascido Jorge Bergoglio, faleceu em 21 de abril de 2025. Seu anel, uma peça de prata dourada com as chaves de São Pedro, foi uma escolha que rompeu com a tradição dos anéis de ouro. A peça foi originalmente esculpida pelo artista italiano Enrico Manfrini para o Papa Paulo VI e adaptada para Francisco.
A cerimônia do conclave que elegerá o novo papa terá início nesta quarta-feira (7/5), no Vaticano. O processo, marcado pela tradição e sigilo, contará com 133 cardeais eleitores na Capela Sistina, onde ocorrerá a votação.
What's Your Reaction?






