Veja 2 árvores que dão frutos rápidos e são simples de cuidar e manter
Estas árvores frutíferas produzem rápido e exigem "pouca" manutenção, ideais para jardins pequenos ou para plantar em vasos
Colher frutas diretamente do pé e comê-las logo em seguida é uma experiência única. Se você está pensando em montar um jardim com árvores que frutificam rápido e são fáceis de cuidar e manter, o botânico Guilherme Ceolin indica duas opções: pitaya e romã.
Leia também
-
Vida & Estilo
Descubra 5 árvores ideais para o jardim: crescem rápido e dão sombra
-
Vida & Estilo
Sozinho, homem plantou 40 milhões de árvores e criou uma floresta
-
Vida & Estilo
Primavera: biólogo revela três árvores que produzem mais com a poda
-
Vida & Estilo
Quais árvores frutíferas podem atrair escorpiões e cobras em casa
Pitaya
De acordo com o profissional, a pitaya é uma espécie de cactus que pode ser plantada em jardim com pouco espaço ou em vaso. A planta frutifica entre 7 a 8 meses após o plantio, sendo que a polpa de seu fruto é comestível tanto in natura quanto em forma de doces e geléias.
Guilherme explica que seu cultivo exige um vaso de aproximadamente 40 cm de profundidade (ou uma cova mais ou menos nestas dimensões se for na terra).
A pitaya é uma fruta muito bonita
“Em caso de vaso, o fundo deve ser forrado com pedriscos, argila expandida ou outras estruturas que garantam uma boa drenagem, além de furos no fundo para o excesso de água poder escorrer. Acima deste fundo, o substrato deve ser uma mistura de terra vegetal, terra comum e matéria orgânica para garantir a fertilidade necessária para o crescimento da planta”, indica o botânico.
Além disso, a pitaya, por ser um cacto trepador, precisa de um suporte ou tutor, que pode ser um pedaço de madeira ou bambu cravado no chão para possibilitar a escora adequada da planta. O objeto deve ser amarrado levemente para que seu crescimento seja direcionado de maneira adequada.
Dicas de cuidado
- As regas não devem ser muito frequentes, uma vez que é um cacto.
- Nunca encharcar o solo, pois pode apodrecer as raízes, bastando que a terra possua uma leve umidade por cima.
- Em locais com chuvas regulares, caso plantado ao ar livre, não há necessidade de regar.
- A planta precisa de bastante sol, especialmente o da manhã e do final da tarde.
- O sol muito intenso do meio da tarde pode queimar a planta. Nestes horários, o ideal é mover o vaso para locais de luz indireta.
Romã
A romã também pode ser plantada em vasos ou espaços pequenos, e necessita de pouca manutenção, uma vez que tolera muito bem a falta de água. Segundo Guilherme Ceolin, além de seus frutos, a romãzeira é apreciada pelo seu apelo paisagístico, pois tanto o formato da copa, quanto suas flores e frutos possuem um belo efeito estético.
A romã é uma fruta milenar rica em polifenóis, substância anti inflamatória
“O plantio pode ser feito em vasos ou covas no solo com aproximadamente 60 cm de profundidade, sendo as mudas enxertadas a melhor escolha, pois podem começar a produzir frutos a partir de 1 ano de idade. As dicas são as mesmas da pitaya: solo bem drenado, terra fértil, sol abundante (pelo menos seis horas por dia) e regas não muito frequentes”, sugere o profissional.
Ele ainda acrescenta que a romãzeira pode necessitar de algumas podas periódicas para diminuir a largura da copa e direcionar os ramos. Além disso, vale um monitoramento um pouco mais de perto na época da frutificação para controlar os pulgões e a borboleta-da-romã, que eventualmente podem aparecer.
What's Your Reaction?