Vídeo: grupo indígena ocupa fazenda no MS e incendeia tratores e casa

Grupo Guarani-Kaiowá reivindica área como parte de território ancestral. PMMS e Força Nacional monitoram a região

Oct 25, 2025 - 16:00
 0  0
Vídeo: grupo indígena ocupa fazenda no MS e incendeia tratores e casa

Um grupo de cerca de 50 indígenas Guarani-Kaiowá ocupou, na manhã deste sábado (25/10), uma fazenda em Caarapó (MS). Durante a ação, maquinários agrícolas e a casa da Fazenda Ipuitã foram incendiados.

Imagens aéreas mostram o fogo e a fumaça se espalhando pela propriedade. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), a Polícia Militar (PMMS), a Força Nacional e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) foram acionados e monitoram a área.

Veja incêndio:

Em nota, a corporação informou que os indígenas expulsaram o caseiro da sede antes de atear fogo no local. As chamas destruíram a casa e parte do maquinário agrícola. Não havia registro de feridos até a última atualização desta reportagem.

Leia também

As forças de segurança informaram que a corporação recebeu o chamado de emergência logo após a ocupação. A primeira denúncia apontava que mais de 30 indígenas armados estavam na fazenda, mas o tipo de armamento não foi especificado.

Povos indígenas lutam por terras

Os Guarani-Kaiowá afirmam que agiram após serem ameaçados e agredidos por seguranças privados e jagunços que atuam na região. Eles reivindicam que parte da fazenda está sobre território tradicional da Terra Indígena Guyraroká, ainda em processo de demarcação.

O local fica às margens de uma aldeia indígena. Proprietários rurais afirmam que se trata de área particular.

Conflitos semelhantes envolvendo o mesmo grupo vêm sendo registrados nas últimas semanas em Caarapó. Há cerca de uma semana, 10 indígenas — entre eles a liderança Valdelice Veron — foram feridos por balas de borracha durante outra ocupação.

Até a última atualização, os indígenas permaneciam na fazenda, sob monitoramento das forças de segurança. O caso será encaminhado às autoridades competentes.

Nota da PMMS na íntegra:

“A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) foi mais uma vez acionada, na manhã deste sábado (25/10), na região rural do município de Caarapó, com o objetivo de restaurar a ordem pública e garantir a segurança de pessoas e propriedades na localidade conhecida como Fazenda Ipuitã.

A ação está sendo desencadeada após acionamento feito junto às forças de segurança via 190, com o relato da presença de um grupo de mais 50 indígenas armados, que invadiram e ocuparam a propriedade, expulsando o caseiro e tendo iniciado um incêndio de grandes proporções na sede da Fazenda, bem como nos maquinários e na área de plantação como um todo.

As equipes policiais e do Corpo de Bombeiros deslocaram-se ao local para dar apoio ao comunicante e restabelecer a tranquilidade, diante da situação de risco à segurança das pessoas e à ordem pública. Nas últimas semanas, foram várias ações semelhantes na região, por parte do mesmo grupo de manifestantes indígenas da região, que culminam na necessidade de operações policiais.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a manutenção da ordem pública, a segurança da população e o cumprimento da lei, atuando sempre de forma técnica, legal e proporcional”.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente