Vieira: reunião foi positiva e negociação será concluída em semanas
Segundo o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, negociadores dos dois países se reunirão ainda neste domingo para prosseguir as negociações
Kuala Lumpur — Após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou o encontro como “muito positivo” e afirmou que as negociações sobre as tarifas impostas ao Brasil devem ser concluídas “em algumas semanas”.
A conversa entre os líderes ocorreu na madrugada deste domingo (26/10), na capital da Malásia, e durou por volta de 45 minutos. Segundo o chanceler, foi um diálogo “descontraído e alegre”.
“A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva, e nós esperamos, em pouco tempo, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, revelou o ministro em entrevista a jornalistas.
Leia também
-
Mundo
Lula e Trump se encontram na Malásia para discutir tarifaço
-
Mundo
Lula conversa com primeiro-ministro de Singapura sobre COP30
-
Brasil
As pendências que Lula tem para resolver depois de viagem à Ásia
-
Mundo
Rubio: Trump se reunirá com Lula e quer distanciar o Brasil da China
O chanceler explicou que deve ocorrer uma nova reunião entre os negociadores dos dois países ainda neste domingo. Do lado norte-americano, participaram da conversa o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.
Acompanharam Lula, além de Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial do presidente, Audo Faleiro.
De acordo com o ministro Mauro Vieira, Lula e Trump também acordaram fazer visitas recíprocas. “O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o Lula aceitou, e disse que irá, com prazer, aos EUA no futuro”, disse.
What's Your Reaction?