Zelensky diz ter apoio de Trump e acusa Putin de “blefar” sobre paz
O apoio que Trump oferece é referente aos entraves da guerra na Ucrânia, caso Putin não negocie um tratado de paz e continue com as invasões

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os Estados Unidos estão prontos para apoiar o país no que diz respeito aos entraves de um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia. A declaração foi feita nesta quarta-feira (13/8), em uma coletiva de imprensa na Alemanha, após ligação com Donald Trump e líderes políticos europeus. Zelensky enfatizou que Putin estaria “blefando” sobre um tratado de paz.
“Tudo sobre a Ucrânia tem de ser discutido com a Ucrânia, temos de fazer parte da conversa”, ressaltou Zelensky.
Ele ainda agradeceu a todos os parceiros políticos europeus, afirmando que líderes do mundo estão unidos para alcançar a paz na Ucrânia. “Trump nos apoiou hoje”, destacou Zelensky.
Leia também
-
Mundo
Zelensky diz que Putin não quer paz e usará Trump politicamente
-
Mundo
Zelensky rejeita proposta de Trump de ceder territórios à Rússia
-
Mundo
Trump e Putin se reúnem nos próximos dias; Zelensky pode comparecer
-
Mundo
Zelensky critica reunião de Trump com Putin sem a Ucrânia
O apoio que Trump oferece é referente aos entraves da guerra na Ucrânia, caso Putin não negocie um tratado de paz e continue com as invasões.
Trump havia declarado que, para celar a paz, a Ucrânia precisaria fazer uma “troca de terras”, acordo para ceder territórios dominados pela Rússia. Zelesnky alegou que gostaria de ver mais sanções à Rússia, caso não concordem com um cesssar-fogo.
“Discutimos a situação no campo de batalha. Eu disse ao presidente dos EUA e a todos os nossos colegas europeus: Putin está blefando. Ele está tentando pressionar todas as direções da frente ucraniana antes da reunião no Alasca. A Rússia está tentando se passar por capaz de ocupar toda a Ucrânia. É claro que esse é o desejo deles”, disse o líder ucraniano.
Zelensky acrescentou que Trump entrará em contato com ele após a reunião com Putin na sexta-feira. O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, esteve ao lado de Zelensky, e garantiu que Ucrânia estará na mesa de negociações caso ocorra um próximo encontro entre Putin e Trump.
What's Your Reaction?






