4ª Virada Odontológica: equipes da Saúde Bucal estão mobilizadas em SP
Programação terá palestras, orientações em grupos, entrega de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, avaliação odontológica e teatro

A partir desta segunda-feira (20/), a Prefeitura de São Paulo realiza a quarta edição da Virada Odontológica, em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado no próximo sábado (25/10). Durante a programação dos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolverá diversas ações voltadas à prevenção da saúde bucal nas 444 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam atendimento odontológico na rede municipal de saúde da cidade.
Cada UBS terá uma atividade específica e dirigida ao público atendido na respectiva região. Haverá, por exemplo, palestras, orientações em grupos, atividades lúdicas, entrega de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, grupos de escovação supervisionada, avaliação odontológica e teatro educativo para o público infantil.
A programação completa da Virada pode ser conferida clicando aqui.
Neste ano, até o mês de agosto, a rede municipal já realizou mais de 1,8 milhão de atendimentos odontológicos. No ano passado, foram mais de 2,4 milhões. Os principais agravos identificados em saúde bucal são cárie dental, doença periodontal, problemas de oclusão e alterações em tecidos moles da cavidade oral.
Atendimento odontológica na rede municipal
A Prefeitura tem ampliado o atendimento em saúde bucal ao longo dos últimos anos. Além das 444 UBSs com equipes de saúde bucal, a rede municipal conta com 31 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), dois Centros de Cuidado Odontológico (CCOs), seis Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e 15 Serviços de Assistência Especializada (SAEs).
Também há 24 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros cinco equipamentos de urgência/emergência (PA, AMA e PS) com atendimento odontológico, além de quatro hospitais municipais (Tatuapé, Campo Limpo, Saboya e Ermelino Matarazzo) com especialistas cirurgiões bucomaxilofaciais e cinco Hospitais Dia (HDs) com atendimento odontológico. Atualmente, a rede conta com mais de 2.000 cirurgiões-dentistas em diferentes níveis de atenção.
Em relação aos atendimentos, foram realizadas na rede 1.058.382 consultas em 2020; 1.165.765 em 2021; 1.823.356 em 2022; 2.390.399 em 2023 e 2.443.602 em 2024; e, até agosto de 2025, já foram contabilizados 1.804.466 atendimentos.
Leia também
-
Conteúdo especial
Prefeitura de São Paulo promove Dia D de Vacinação neste sábado
-
Conteúdo especial
Escritura na Mão: 628 famílias recebem documento de posse de imóveis
-
Conteúdo especial
Homeopatia: tem remédio disponível na rede municipal de São Paulo
-
Conteúdo especial
SP tem maior frota de ônibus elétricos do país com 120 novos veículos
A rede oferece atendimentos especializados, incluindo ortodontia, endodontia, estomatologia, cirurgia oral menor, periodontia, odontopediatria, dor orofacial, implantes e próteses. Há também atendimento voltado a pessoas com necessidades especiais/ pacientes com deficiência em UBSs e CEOs, além de procedimentos sob anestesia geral em cinco Hospitais Dia. De 2021 a agosto deste ano, já foram entregues mais de 479 mil próteses dentárias, entre parciais removíveis e totais, de forma totalmente gratuita para a população.
A Assessoria Técnica de Saúde Bucal realiza, anualmente, a capacitação das equipes da Atenção Básica para a identificação de alterações ou lesões bucais iniciais, contribuindo para a prevenção de lesões pré-cancerosas e do câncer de boca. Casos suspeitos são encaminhados aos CEOs, onde especialistas realizam biópsias e, quando necessário, os pacientes são regulados para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.
A SMS também promove ações contínuas de educação, promoção e prevenção em saúde bucal, como o Programa Saúde na Escola (PSE), a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal durante a vacinação contra a Influenza, a própria Virada Odontológica, em outubro, e iniciativas voltadas a diferentes faixas etárias, como crianças e idosos.
O acesso ao atendimento odontológico pode ser feito presencialmente na UBS ou via aplicativo Agenda Fácil, que disponibiliza vagas para triagem odontológica. Pacientes classificados com risco médio ou alto referentes aos agravos em saúde bucal são encaminhados para tratamento agendado, que pode incluir procedimentos preventivos, clínicos, restauradores, cirúrgicos ou protéticos. Quando há necessidade de atenção especializada, o usuário é inserido no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA Saúde), podendo acompanhar o agendamento por meio do aplicativo.
Usuários que apresentem dor aguda, trauma dental, infecções ou outras urgências odontológicas devem procurar os serviços de atendimento odontológico de urgência, disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, em diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município de São Paulo, além de outras unidades de pronto atendimento.
Mais informações podem ser conferidas na página da Assessoria Técnica de Saúde Bucal da SMS.
Prefeitura de São Paulo Instagram | Facebook
What's Your Reaction?






