A ministra de Lula que Janja quer ver candidata em 2026
Fontes próximas à primeira-dama Janja avaliam que Margareth Menezes reúne capital político para disputar vaga à Câmara dos Deputados
A primeira-dama Janja afirmou a interlocutores que deseja ver a ministra da Cultura, Margareth Menezes, candidata a deputada federal pela Bahia na eleição do ano que vem. Atualmente, a artista não está filiada a nenhum partido político.
A avaliação de Janja, também compartilhada por lideranças do PT, é que Margareth Menezes reúne capital político, com trajetória consolidada na cultura e boa imagem junto a setores dos quais o partido deseja se reaproximar, sobretudo o segmento artístico, movimentos negros e juventude.
3 imagens
Fechar modal.

Janja, Lula e Margareth MenezesVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Janja, Lula e Margareth MenezesVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Marco Aurélio de Carvalho; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a primeira-dama Janja; e a ministra da Igualdade Racial, Anielle FrancoNina Quintana/Metrópoles
A articulação, no entanto, não é consenso dentro do governo. Integrantes da Esplanada afirmam que o presidente Lula ainda não decidiu se abrirá mão da ministra no primeiro escalão, uma vez que ela precisaria se desincompatibilizar. O presidente avalia que ela tem conseguido manter boa interlocução com o setor cultural após “anos de desmonte” na área.
Nos bastidores, aliados de Margareth Menezes afirmam que a ministra ainda não deu sinal verde para a candidatura. Reservadamente, ela pondera o impacto da mudança.
Leia também
-
Paulo Cappelli
Governo Lula discute assistência a familiares de mortos no RJ
-
Paulo Cappelli
Casa de ex-deputado é leiloada por R$ 28 milhões em Brasília
-
Paulo Cappelli
“Débora do Batom” passa mal e é atendida em hospital
-
Paulo Cappelli
Moraes já olhou cela para a qual pretende enviar Bolsonaro na Papuda
A expectativa é que a decisão seja amadurecida até o início de 2026, quando o partido definirá suas principais apostas para as eleições.
What's Your Reaction?