A um mês da COP, Lula deve inaugurar obra criticada por ambientalistas
Em outubro, quando faltar cerca de um mês para início da COP30, Lula deverá ir ao Amazonas para inaugurar obra criticada por ambientalistas

O presidente Lula deverá viajar para o Amazonas em outubro, cerca de um mês antes do início da COP30 em Belém, para inaugurar as obras de um dos maiores embates entre o governo federal e ambientalistas: a BR-319.
A obra, no caso, é a pavimentação da rodovia que liga Manaus a Porto Velho, capital de Rondônia. Segundo lideranças petistas, já há preparativos para receber Lula no próximo mês para o início dos trabalhos.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Lula na Assembleia Geral da ONU, em Nova YorkOrganização das Nações Unidas2 de 3
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na ONUOrganização das Nações Unidas3 de 3
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na ONUTaylor Hill/Getty Images
A pavimentação é criticada por ambientalistas, que argumentam que a obra pode aumentar o desmatamento no trecho. Foi também motivo de críticas de parlamentares à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
Em maio, a ministra chegou a abandonar uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado após ser ofendida pelo senador Plínio Valério, justamente por causa dos entraves ambientais da obra.
Leia também
-
Igor Gadelha
Bolsonaristas preveem “desastre” em encontro de Lula com Trump
-
Igor Gadelha
PT vence na PEC da Blindagem, mas pode ficar no prejuízo
-
Igor Gadelha
Barrada na Fazenda, ambulante acusa coordenadora do Tesouro de racismo
-
Igor Gadelha
Ministro de Lula se afasta do cargo para votar contra PEC da Blindagem
Em julho, o governo ainda anunciou a criação de uma comissão interministerial para fazer uma avaliação ambiental da obra, envolvendo o Ministério dos Transportes, a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente.
What's Your Reaction?






