Afastado do União, Sabino diz que procurará Centrão por apoio a Lula

Ministro Celso Sabino deve ser expulso do União Brasil por desafiar ordem para romper com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva

Oct 8, 2025 - 14:00
 0  0
Afastado do União, Sabino diz que procurará Centrão por apoio a Lula

Após o União Brasil decidir nesta quarta-feira (8/10) afastá-lo das atividades partidárias, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que procuraria aliados do Centrão para angariar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Deputado licenciado pelo partido, Sabino foi destituído do comando do diretório estadual do Pará e deve ser expulso da legenda por causa da insistência em permanecer no governo.

Leia também

“Vou trabalhar junto à legião de amigos que tenho dentro desse partido. Sou um dos fundadores, vou trabalhar com legião de amigos que tenho no Congresso Nacional, no dito Centrão, como vocês [imprensa] gostam de chamar, para mostrar que esse projeto é o melhor para o povo brasileiro e o melhor para o Brasil”, destacou Sabino após o revés no partido.

A expectativa do governo Lula ao decidir manter Sabino no cargo, mesmo sem partido, é exatamente essa. O Planalto avalia que o ministro do Turismo tem um trânsito suprapartidário, e pode angariar forças em outras legendas de centro para votações a favor do presidente. 4 imagensO ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve em reunião para debater estratégias contra anistiaFechar modal.1 de 4

Lula e SabinoRicardo Stuckert / PR2 de 4

O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve em reunião para debater estratégias contra anistia3 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo4 de 4

Kebec Nogueira/Metrópoles @kebecfotografo

O União recebeu Sabino na sede nacional do partido, em Brasília, nesta quarta. Foram acatadas duas representações contra o ministro do Turismo.

Dessa forma, foi dissolvido o diretório do União Brasil no Pará, comandado pelo ministro, que deve ter um novo presidente anunciado em brev. Também foi aberto o processo de expulsão.

Segundo fontes da legenda, ele foi afastado e passará por um processo de análise interno que deve durar dois meses.

Sabino afirmou que uma eventual saída antecipada do Turismo seria maléfica para o Brasil, considerando seu envolvimento com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. O evento climático será realizado em cerca de um mês no seu estado, o Pará.

“É no meu estado, na cidade onde eu nasci, e temos muita coisa ainda a entregar e a fazer até a realização desse evento, por responsabilidade que tenho, não só com o governo, mas principalmente com as ações que estão em andamento no Ministério do Turismo, com a realização dessa conferência e com outras entregas que estamos fazendo no Ministério do Turismo, sigo ao lado do presidente Lula também por entender que esse é o melhor projeto para o país”, afirmou Sabino.

Rompimento com Lula

O União Brasil anunciou uma federação com o PP, visando uma candidatura de direita à Presidência em 2026. Dessa forma, os partidos passarão a funcionar como um só partido pelos próximos quatro anos.

Nesse sentido, romperam com o governo e determinaram que qualquer filiado com cargo na máquina pública federal abandone o posto.

O presidente do União Brasil, o advogado Antônio de Rueda, tinha dado até 19 de setembro para Sabino abandonar o Ministério do Turismo, sob pena de punição por infidelidade partidária.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente