Aliado de Motta apresenta projeto para derrubar “taxa das blusinhas”

Deputado do mesmo partido do presidente da Câmara, Hugo Motta, protocolou projeto para acabar com a polêmica "taxa das blusinhas"

Jul 15, 2025 - 14:20
 0  0
Aliado de Motta apresenta projeto para derrubar “taxa das blusinhas”

Um aliado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresentou um projeto para acabar com a “taxa das blusinhas” e, assim, retomar a isenção do imposto de importação para compras online abaixo de 50 dólares.

A proposta foi protocolada na Câmara pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), que é do mesmo partido de Motta. O projeto prêve revogar os trechos da lei que acabou com a isenção. 4 imagensO plenário da Câmara contou com poucos deputados no dia 2/6 de 2025.O plenário da Câmara contou com poucos deputados no dia 2/6 de 2025.O plenário da Câmara contou com poucos deputados no dia 2/6 de 2025.Fechar modal.1 de 4

O deputado Ricardo AyresBruno Spada/Câmara dos Deputados2 de 4

O plenário da Câmara contou com poucos deputados no dia 2/6 de 2025.Bruno Spada/Câmara dos Deputados3 de 4

O plenário da Câmara contou com poucos deputados no dia 2/6 de 2025.Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados4 de 4

O plenário da Câmara contou com poucos deputados no dia 2/6 de 2025.Waldemir Barreto/Agência Senado

O deputado chama a taxa das blusinhas de “grave equívoco” e lista uma série de motivos pelos quais a lei deveria ser revogada. Ele diz, por exemplo, que o fim da isenção atingiu principalmente consumidores de baixa renda.

Ayres também ressalta que a baixa nas importações não resultou no aumento da arrecadação que beneficiaria o governo Lula. Segundo a justificativa do deputado, a arrecadação teria ficado 62% abaixo do previsto.

“Diante deste quadro, a revogação da taxação sobre importações de pequeno valor mostra-se como uma medida urgente e necessária para: (1) proteger os consumidores de baixa renda; (2) combater a informalidade; (3) restabelecer condições justas de comércio; e (4) realinhar o Brasil às práticas internacionais. Trata-se de corrigir um erro legislativo que está causando mais danos que benefícios à economia nacional e à população brasileira”, diz o deputado.
Leia também

Fim da taxa?

Como mostrou a coluna, deputados governistas estão sondando seus colegas do Centrão para medir a temperatura sobre uma possível revogar a “taxa das blusinhas”, considerada a medida mais impopular do governo Lula até então.

Deputado como o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), dizem que Lula nunca teria concordado com o fim da isenção e que apenas cedeu ao então presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL), que patrocinou a votação.

O fim da taxa também é defendido pelo deputado Kim Kataguiri (União-AP). O parlamentar, líder do MBL, inclusive, protocolou um projeto para retomar a isenção. Kim  pediu apoio do líder do PT, mas o petista ainda não assinou.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente