Alvo da PF, ex-Codevasf aguardava liberação para trabalhar na Odebrecht

PF deflagrou 5ª fase da operação que mira desvio de emendas e foco está na cidade de Campo Formoso, cidade do irmão de Elmar Nascimento

Jul 17, 2025 - 09:20
 0  0
Alvo da PF, ex-Codevasf aguardava liberação para trabalhar na Odebrecht

Um dos alvos da 5ª fase da Operação Overclean, deflagrada nesta quinta-feira (17/7), é o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) Marcelo Moreira.

A ação ocorre enquanto o Moreira aguardava sua liberação para trabalhar na Odebrecht. Como mostrou a coluna de Tácio Lorran, aComissão de Ética Pública da Presidência República (CEP) decidiu impôr quarentena de seis meses a ele depois de entender que haveria conflito de interesse na proposta recebida para trabalhar na empreiteira.

Moreira foi diretor da Codevasf gosto de 2019 a junho de 2025.

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em seis cidades, dentre elas, campo Formoso (BA), comandada pelo irmão do deputado Elmar Nascimento (União-BA), o prefeito Elmo Nascimento.

Elmo, assim como outros dois familiares de Elmar também foram alvos da PF nesta quinta-feira (17/7). O deputado, contudo, não foi alvo.

A investigação, que teve início no final de 2024, apura supostos desvios de emendas parlamentares destinadas a bancar contratos fraudulentos milionários.

Como mostrou a coluna, foi uma emenda enviada por Elmar para a cidade do irmão que fez com que ele virasse alvo da PF. A investigação foca agora em contratos da Codevasf com o município. Líder do União Brasil, Elmar Nascimento - MetrópolesAzi é aliado de Elmar Nascimento, que também foi barrado por Rui Costa para o governo

Foi por uma citação ao parlamentar que a investigação agora tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Kássio Nunes Marques.

Além de de autorizar as ações, o ministro também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões dos alvos pelos desvios.

Segundo a PF, o núcleo investigado atuou na “manipulação de procedimentos licitatórios e desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso, mediante pagamento de vantagem indevida, bem como na obstrução da investigação”.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, embaraço a investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Saiba quem foram os alvos

  • Elmo Aluizio Vieira Nascimento, Prefeito de Campo Formoso (irmão do Deputado Elmar Nascimento);
  • Marcelo Andrade Moreira Pinto, ex-presidente da Codevasf;
  • Francisco Manoel do Nascimento Neto, vereador em Campo Formoso e primo de Elmo e Elmar
  • Amaury Albuquerque Nascimento, ex-assessor de Elmar Nascimento
  • Márcio Freitas dos Santos, pregoeiro do Município de Campo Formoso
  • Evandro Baldino do Nascimento, empresário baiano do setor da construção civil e consultoria
  • Domingos Sávio Lima Nascimento, empresário baiano do setor da construção civil

Os empresários Alex Parente, da Allpha Pavimentações, e Marcos Moura, conhecido como Rei do Lixo, foram alvos do bloqueio de valores.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente