Anatel já bloqueou 1 bilhão de ligações de telemarkting abusivo
Desafio atual é combater spoofing e garantir que o número exibido na tela do celular seja, de fato, o número real de origem da ligação

Sabe aquelas ligações insistentes de telemarketing que você recebe dezenas de vezes ao dia, sempre do mesmo número, a ponto de querer desligar o celular de vez? Esse é um problema que, embora alvo de medidas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), continua afetando milhões de brasileiros.
Nos últimos dois anos, a Anatel determinou às empresas de telefonia o bloqueio de mais de 1 bilhão de números suspeitos de realizar chamadas abusivas. O Brasil tem mais de 200 milhoes de celulares, o que torna o número de bloqueios irrisório.
Segundo técnicos da agência, os responsáveis por essas chamadas — muitas vezes fraudadores — estão sempre um passo à frente das operadoras e dos órgãos reguladores. A mais nova ameaça tem nome: spoofing.
Leia também
-
Dinheiro e Negócios
Empresa de informática tenta driblar Anatel para operar SMS em massa
-
Brasil
Anatel endurece regras para combater fraudes e golpes em ligações
-
São Paulo
PM quer apoio da Anatel para bloquear celulares roubados em SP
-
Andreza Matais
Loteadas, agências reguladoras tomam medidas em série anticonsumidor
Esse golpe utiliza tecnologia para mascarar o número real de quem efetua a chamada, fazendo com que no visor do celular apareça o próprio número do usuário ou até mesmo o número do banco. A prática, que explora vulnerabilidades nas redes de telecomunicações, tem dificultado a identificação e o bloqueio eficaz desses contatos.
“Essa insistência nas ligações abusivas já ocorre há pelo menos dois anos. Foram mais de 1 bilhão de chamadas bloqueadas apenas nesse período. Implementamos uma série de obrigações para que as operadoras identifiquem usuários que ultrapassam o limite de chamadas permitidas, mas é um processo em constante evolução”, afirmou Nilo Pasquali, Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, ao Contexto Metrópoles. Com Neila Guimarães e Andreza Matais, o programa é ao vivo, de segunda à sexta, das 12h às 14 h.
A Anatel está em fase de desenvolvimento de um sistema de identificação de chamadas com o objetivo de combater o spoofing e garantir que o número exibido na tela do celular seja, de fato, o número real de origem da ligação.
“O spoofing é um problema global. Estamos trabalhando na implementação de uma tecnologia que impeça a falsificação do número de origem. Isso deve reduzir significativamente a efetividade desses golpes”, conclui Pasquali.
O Congresso tem inúmeros projetos para proteger os consumidores das ligações insistentes, mas nenhum deles avançou para votação em plenário.
Enquanto isso, especialistas recomendam que os usuários evitem atender chamadas de números desconhecidos e utilizem aplicativos de bloqueio de chamadas para reduzir os transtornos.
What's Your Reaction?






