Após 4 meses em baixa, RN registra 2º maior crescimento do país nas atividades turísticas em agosto
Após 4 meses em baixa, RN registra 2º maior crescimento do país nas atividades turísticas em agosto Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, apontou crescimento de 5,8% no volume de atividades turísticas no estado. Por g1 RN 14/10/2025 11h27 Atualizado há 2 horas Forte dos Reis Magos, em Natal RN — […]


Após 4 meses em baixa, RN registra 2º maior crescimento do país nas atividades turísticas em agosto
Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, apontou crescimento de 5,8% no volume de atividades turísticas no estado.
Por g1 RN
14/10/2025 11h27 Atualizado há 2 horas
Forte dos Reis Magos, em Natal RN — Foto: Sandro Menezes
Forte dos Reis Magos, em Natal RN — Foto: Sandro Menezes
O volume de atividades turísticas do Rio Grande do Norte cresceu 5,8% em agosto na comparação com julho – o primeiro resultado positivo após quatro meses consecutivos de baixas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14).
O desempenho do setor turístico potiguar no mês foi o maior entre os cinco estados pesquisados no Nordeste e o segundo maior entre os 17 locais pesquisados no país, atrás apenas do Amazonas (6,9%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
Segundo o IBGE, a recuperação das atividades turísticas em agosto foi acompanhada pelo crescimento da receita nominal do segmento, que registrou uma variação positiva de 4,2% no mesmo período.
Em relação a agosto de 2024, o crescimento da receita no setor de turismo potiguar foi ainda mais expressivo, e chegou a 15,5%. Já em volume a variação foi de 6,1%.
No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o volume de atividades turísticas no estado teve expansão de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado positivo foi acompanhado por um crescimento de 13,6% em receita nominal.
Já a variação acumulada dos últimos 12 meses foi ainda maior: 7,8% em volume de atividades e 14,5% em receita nominal, em relação ao período anterior de 12 meses.
Os indicadores potiguares também ficaram acima das médias nacionais: o Brasil teve 2% de crescimento em receita e 0,8% em agosto, frente ao mês imediatamente anterior, após três resultados negativos seguidos, período em que acumulou perda de 2,1%.
Com isso, o segmento de turismo está 11,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 2,0% abaixo do ápice da série histórica (dezembro de 2024).
What's Your Reaction?






