“Auto da Liberdade” terá três noites de apresentações
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza tradicionalmente no mês de setembro o espetáculo “Auto da Liberdade”. Este ano, as apresentações acontecerão entre os dias 27 e 29 de setembro, com direção do artista Plinio Sá. Os atos do espetáculo relembram e comemoram os quatro atos libertários da história: Motim das […]


A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza tradicionalmente no mês de setembro o espetáculo “Auto da Liberdade”. Este ano, as apresentações acontecerão entre os dias 27 e 29 de setembro, com direção do artista Plinio Sá. Os atos do espetáculo relembram e comemoram os quatro atos libertários da história: Motim das Mulheres, Primeiro Voto Feminino, Libertação dos Escravos e a luta contra o Bando de Lampião.
“É uma alegria, uma honra estar à frente da Secretaria de Cultura, coordenando esse trabalho do ‘Auto da Liberdade’, que este ano promete ser o espetáculo mais inclusivo da história, onde nós teremos em cena artistas com deficiência, artistas do espectro autista, baixa visão, cadeirantes, todos atuando. Então é uma ótima expectativa, além de alunos da nossa Escola de Artes, mostrando os novos talentos da nossa cidade. A nossa expectativa é que seja um espetáculo incrível, vale a pena conferir”, descreve a secretária Janaína Holanda.
Os artistas seguem se preparando para as apresentações no fim de semana. Ainda na sexta-feira (26), acontecerá o chamado ensaio geral. Na primeira noite de espetáculo, a banda de Música Arthur Paraguai abre a programação na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Nas três noites de programação, o espetáculo será iniciado às 20h.
Novidades
A coreografia do espetáculo “Auto da Liberdade” 2025 conta com o trabalho da coreógrafa Carol Oliveira, que traz em seu currículo diversas experiências, incluindo a participação no grupo de teatro Diocecena. Compõem a equipe de coordenação do espetáculo os artistas Luiza Gurgel e Madson Ney como assistentes de direção e Carol Oliveira assinará a coreografia, todos também conquistando a primeira oportunidade nestas funções.
Nesta edição, o espetáculo terá participação de Pessoas com Deficiência (PsDs), encenando com outros atores, mostrando a importância da inclusão também acontecer no meio artístico.
A valorização dos artistas mossoroenses formados dentro da Escola de Artes também é um dos destaques do ano. Pela primeira vez, os novos prodígios da cultura mossoroense poderão vivenciar o espetáculo, traduzindo o aprendizado em resultados no palco da cidade.
Blog Saulo Vale
What's Your Reaction?






