Autor húngaro ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2025. Veja quem é
O escritor nasceu em 1954 na cidade de Gyula, no sudoeste da Hungria, em uma área rural remota, parecido com o primeiro romance

O Prêmio Nobel de Literatura 2025 foi concedido ao autor húngaro László Krasznahorkai. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9/10) e, segundo a própria premiação, Krasznahorkai recebeu o prêmio “por sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.
Leia também
-
Ciência
Nobel de Química premia invenção de molécula flexível em que cabe tudo
-
São Paulo
Pesquisa de professor da Unicamp é citada em Nobel de Física
-
Mundo
Trio que criou estruturas metal-orgânicas leva Nobel de Química 2025
-
Mundo
Nobel de Física 2025 vai para trio por desvendar efeitos quânticos
Escritor épico da tradição centro-europeia, László Krasznahorkai realizou obras que se estendem de escritores como Kafka a Thomas Bernhard e “é caracterizado pelo absurdo e pelo excesso grotesco”, segundo o Nobel.
“Mas há mais em seu arco, e ele também olha para o Oriente, adotando um tom mais contemplativo e finamente calibrado”, informou a página oficial da premiação.
O escritor nasceu em 1954 na cidade de Gyula, no sudoeste da Hungria, em uma área rural remota, semelhante ao cenário do seu primeiro romance, Sátántangó, publicado em 1985. O romance retrata um grupo de moradores desamparados em uma fazenda coletiva abandonada no interior da Hungria, pouco antes da queda do comunismo.
Algumas das obras de László Krasznahorkai são: Az ellenállás melankóliája, Az urgai ardamente, A Théseus-általános: titkos akadémiai előadások, entre outras.
What's Your Reaction?






