Cacique do partido de Motta tenta ressuscitar voto impresso
Deputado do Republicanos, partido de Hugo Motta, pediu ao presidente da Câmara que coloque para votar projeto sobre voto impresso
Recém-filiado ao Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), o deputado federal Pedro Lupion (PR) quer ressuscitar a polêmica do voto impresso para as eleições no Brasil.
Na segunda-feira (10/11), Lupion protocolou requerimento pedindo que Motta paute projeto que proíbe que o voto seja computado exclusivamente de forma eletrônica, como ocorre atualmente.
3 imagens
Fechar modal.

Deputado federal Pedro Lupion, presidente da FPAMarina Ramos/Câmara dos Deputados
Deputado federal Pedro Lupion, presidente da FPADivulgação/FPA
Pedro Lupion é presidente da bancada do agroBruno Spada / Câmara dos Deputados
A proposta elencada por Lupion foi apresentada em 2022 pelo deputado Celso Russomano (Republicanos-SP) e está apensada a vários outros textos já prontos para serem apreciados no plenário.
O projeto de lei determina que o voto “deve ser concretizado fisicamente para que permaneça exatamente como foi determinado pelo votante até o momento do escrutínio público”.
Leia também
-
Igor Gadelha
Para PT, parecer de Derrite ajudaria Centrão a escapar de investigação
-
Igor Gadelha
A principal aposta do partido do MBL para eleição estadual de 2026
-
Igor Gadelha
Bolsonaro emite sinais trocados sobre quem apoiará em 2026
-
Igor Gadelha
PT e Centrão se unem para votar projeto de propriedade de meteoritos
A última movimentação sobre o tema ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em dezembro de 2024, quando o colegiado aprovou projeto ao qual o texto de Russomano está apensado.
A proposta aprovada pela CCJ prevê que todas as urnas emitam o voto impresso, mas que apenas 5% delas passem por conferência manual para verificação dos resultados.
Lupion, vale lembrar, não é qualquer deputado. Além de ser do mesmo partido de Motta, o deputado é o atual presidente da poderosa Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
What's Your Reaction?