Cães azuis? Descubra o motivo por trás do mistério em Chernobyl

A organização Dogs of Chernobyl compartilhou imagens de cães com a pelagem azul em Chernobyl, que levantaram dúvidas nas redes sociais

Nov 5, 2025 - 02:30
 0  0
Cães azuis? Descubra o motivo por trás do mistério em Chernobyl

Alguns cães com a pelagem em tons de azul foram vistos em Chernobyl, na Ucrânia, onde ocorreu o maior e mais grave desastre nuclear da história. O mistério levantou dúvidas se as imagens eram inteligência artificial ou se a coloração dos animais é fruto da radiação.

Leia também

Em entrevista ao portal Newsweek, a veterinária Jennifer Betz, diretora do programa Dogs of Chernobyl, explicou que a equipe achou três cachorros com a pelagem quase que completamente azul.

Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

Quando ocorreu a catástrofe, motivada pelo derretimento de um reator nuclear, em 1986, diversos cães foram abandonados devido à evacuação da área. cães azuis em chernobylA organização sem fins lucrativos cuida de cães e gatos que vivem na cidade

Entre 5 e 13 de outubro, o grupo esteve no local do desastre para capturar, esterilizar e soltar esses animais descendentes de cachorros da época do desastre. Quando retornaram ao local, ficaram chocados ao se deparar com os cachorros azuis.

“Tentamos capturar esses cães várias vezes; no entanto, esses cães em particular têm muito medo de pessoas e precisam ser atingidos com dardos tranquilizantes para serem capturados. Infelizmente, não tivemos sucesso em capturá-los desta vez”, disse ela.

Qual é a resposta?

A organização compartilhou um vídeo no TikTok que mostra os cães. Rapidamente, as imagens circularam em jornais ao redor do mundo, o que deixou as pessoas preocupadas sobre a cor da pelagem dos animais.

No entanto, a descoberta não foi um motivo de alarme para a equipe. Apesar de não conseguirem confirmar com certeza, a resposta, na verdade, é que provavelmente os cães rolaram em cima de uma substância dessa cor.

“Suspeitamos que essa substância seja proveniente de um banheiro químico antigo que estava no mesmo local onde os cães foram encontrados”, disse a veterinária.

Jennifer deixou claro que o Dogs of Chernobyl não quis afirmar que essa situação está relacionada à radiação do lugar. Segundo ela, assim como outros animais da região, estes também parecem saudáveis. cachorros azuis em chernobylA equipe faz uma marca com giz na cabeça dos animais capturados

“Eu suspeito que, contanto que eles não lambam a maior parte da substância de seus pelos, ela seja praticamente inofensiva.” Ela acrescentou que a campanha de esterilização é feita com giz, para identificar quais cães passaram por cirurgia recentemente.

Porém, esse marcador sai com lavagem em poucos dias e é utilizado somente no topo da cabeça dos animais. Assim, ele não se encaixa como uma hipótese do que pode ter causado essa coloração azul nos pelos.

O programa

O programa Dogs of Chernobyl é associado ao Clean Futures Fund, uma organização sem fins lucrativos que apoia comunidades que sofrem os efeitos a longo prazo de desastres nucleares.

O objetivo é oferecer cuidados aos cães e gatos que vivem tanto na cidade quanto nas redondezas da usina, uma área ainda radioativa. O grupo fornece alimentação, cuidados veterinários e monitora os animais da região. desastre de chernobylO desastre nuclear e ocorreu em 1986 e fez com que 200 mil pessoas tivessem que se deslocar

Desde 2017, o programa já conseguiu esterilizar mais de 1.000 bichos, que ficam em um raio de quase 49 quilômetros quadrados da Zona de Exclusão de Chernobyl, uma área proibida em torno da usina.

Segundo os dados da organização, a estimativa é que 250 cachorros de rua estão nos arredores da usina nuclear. Os números indicam que são 225 na cidade e mais centenas de cães em toda essa zona.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente