Chuva de meteoros: confira os principais eventos astronômicos de maio
Aplicativos de astronomia, como Sky Safari e Stellarium, ajudam a identificar a posição onde estão ocorrendo os eventos astronômicos de maio

Depois de eventos astronômicos importantes em meses anteriores, como o alinhamento planetário em fevereiro e o eclipse lunar em março, maio continua reservando espetáculos para os amantes da astronomia. Entre os principais, está a chuva de meteoros Eta Aquáridas.
“O mês de maio costuma ser bastante interessante para os observadores do céu, com alguns eventos astronômicos de destaque. A visibilidade depende da localização geográfica do observador por diversos fatores, como latitude, altitude e condições de luz e clima, por exemplo”, destaca o professor de geografia Rodrigo Otávio Mendes, do Colégio Católica Brasília.
Uma das questões que mais podem atrapalhar a visualização dos fenômenos astronômicos é a poluição luminosa, que acontece principalmente em cidades mais populosas. “O excesso de luz artificial nas cidades dificulta a visualização dos meteoros mais fracos. Ela reduz o contraste do céu noturno, fazendo com que só os mais brilhantes sejam visíveis. Por isso, quem está em áreas urbanas verá menos do que quem está em regiões afastadas e escuras”, explica o professor de física e ciências Jedhai Pimentel, do colégio Maple Bear, em Brasília.
Dicas para observar os eventos astrônomicos de maio
- Os fenômenos poderão ser vistos a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento especial.
- A poluição luminosa pode prejudicar a visibilidade dos eventos astrônomicos, sendo mais aconselhável acompanhar o espetáculo em locais escuros.
- Aplicativos de astronomia, como Sky Safari e Stellarium, ajudam a identificar a posição onde está ocorrendo a chuva de meteoros.
Confira os principais eventos astronômicos de maio
Chuva de meteoros Eta Aquáridas
Considerada uma das mais importantes do primeiro semestre do ano, a chuva de meteoros Eta Aquáridas é formada por fragmentos do cometa Halley e atinge seu pico entre 4 e 6 de maio. O fenômeno é conhecido por apresentar meteoros rápidos e brilhantes, com taxas de até 50 rochas caindo por hora em condições ideais.
Os meteoros são conhecidos principalmente por sua velocidade, e atingem 65,4 quilômetros por segundo ao entrar em contato com a atmosfera terrestre.
A visibilidade do evento astronômico será melhor no hemisfério Sul, podendo ser observado a olho nu do Brasil, a depender do céu e da pouca luminosidade. O melhor horário para ver os meteoros é antes do sol nascer.
Lua de flores
A lua de flores é o nome tradicionalmente atribuído à lua cheia do mês de maio, especialmente nos países do hemisfério Norte, que entram na primavera. A nomenclatura tem origem nos povos indígenas norte-americanos, como os algonquinos, que nomeavam as luas cheias com base nas características sazonais.
Para observar a lua de flores ou qualquer lua cheia, não é necessário equipamento sofisticado. O melhor horário de observação é no nascer do satélite natural no horizonte, pois nestas condições ocorre um efeito óptico chamado ilusão lunar, fazendo com que ela pareça maior. O uso de binóculos ou lunetas podem realçar detalhes, como a visualização de crateras e mares lunares.
“Embora a Lua cheia seja brilhante o suficiente para ser vista em qualquer lugar, ambientes com pouca luz artificial, como áreas rurais ou de praia, melhoram a experiência geral da observação do céu”, ensina Mendes.
Outros eventos
Além dos dois principais eventos, o mês que acabou de chegar pode reservar algumas surpresas. Em alguns anos, maio apresentou conjunções plantetárias visíveis entre Vênus, Júpiter e Saturno, principalmente ao amanhecer ou entardecer. Embora não sejam sempre perceptíveis a olho nu, maio também se destaca por possíveis eclipses lunares penumbrais.
Para quem gosta de signos, no hemisferio Sul, o mês é um bom momento para observar constelações como Escorpião e Sagitário. Já no hemisfério Norte, a constelação de Leão se destaca.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?






