Com névoa seca, Brasília atinge nível baixo de qualidade do ar
Capital foi coberta por uma névoa seca neste sábado (13); sites de monitoramento classificam o ar como "não-saudável" e fazem alertas

Na tarde deste sábado (13/9), a qualidade do ar de Brasília chegou a níveis ruins e com níveis elevados de poluição, segundo sites de monitoramento. No céu, é possível ver uma névoa seca encobrindo a capital federal.
De acordo com a plataforma AQICN.org, que avalia a poluição do ar, Brasília chegou a níveis “não-saudáveis para grupos sensíveis”. A recomendação é que as pessoas reduzam o tempo passado ao ar livre caso tenham sintomas como dificuldade em respirar e irritação na garganta.
Leia também
-
Distrito Federal
DF tem a 3ª maior queimada do ano; equivalente a 574 campos de futebol
-
Brasil
Após ano recorde, Brasil registra queda de 71,8% em áreas queimadas
Por volta das 17h, o site de monitoramento em tempo real da empresa suíça IQAir apontava a qualidade do ar no Distrito Federal como “moderada”, sendo que a concentração de micropartículas de poluição na atmosfera estava cerca de cinco vezes maior do que o considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
É a segunda vez na semana que o DF registra concentração de névoa seca. O meteorologista do Inmet Olívio Bahia afirmou que não se pode descartar a possibilidade de incêndios. “Queimadas em áreas como Minas Gerais, São Paulo ou Goiás podem gerar fumaça que, transportada pelos ventos, atinge o Distrito Federal”, explicou.
Além disso, segundo o especialista, poeira e outros materiais particulados, comuns nesta época do ano, também podem estar presentes na atmosfera. “Acredito que a condição observada possa ser uma combinação de múltiplos fatores, incluindo fumaça de incêndios locais e de estados vizinhos”, avaliou.
What's Your Reaction?






