Conheça a fruta “impossível de comer” que supera o limão em acidez
A ciência explica o que faz algumas frutas serem tão ácidas a ponto de desafiar o paladar — e ainda assim serem deliciosas
Algumas frutas são tão ácidas que parecem provocar uma reação automática: a careta. Porém, o segredo por trás desse sabor intenso não está apenas no paladar. Isso é resultado de uma combinação química precisa entre diferentes tipos de ácidos.
Leia também
-
Vida & Estilo
Congelar frutas: 6 cuidados que evitam o desperdício e mantêm o sabor
-
Vida & Estilo
Estas são as 7 melhores frutas para emagrecer, segundo um nutrólogo
-
Vida & Estilo
Médico revela frutas que ajudam o coração e na limpeza das artérias
-
Saúde
Frutas congeladas perdem os nutrientes? Médica explica se vale a pena
Por trás de cada mordida azeda, há uma história de adaptação, diversidade e sabor extremo. Entender o que torna certas frutas tão “arrebatadoras” pode mudar a forma como você as encara na cozinha.
Muito além da curiosidade gastronômica, a acidez também revela como as frutas se destacam em sabor, nutrição e até na conservação natural de alimentos. Prepare-se para descobrir quais são as campeãs do azedume.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
O que faz uma fruta ser azeda
O sabor azedo é determinado pelo pH, que mede a acidez imediata: quanto menor o número, mais ácido o alimento. Mas há outro fator importante — a acidez titulável, que indica a quantidade total de ácidos presentes.
Entre os frutos analisados por cientistas, o bilimbi costuma aparecer no topo das listas das frutas mais azedas do mundo. Originário do sudeste asiático, pertence à mesma família da carambola, sendo praticamente impossível de comer puro.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.
What's Your Reaction?