Crise: quem é a nº 2 do INSS cujo cargo está em xeque
Presidente do INSS pediu exoneração de Lea Bressy Amorim, a nº do órgão, ao ministro da Previdência
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr, pediu ao ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), o afastamento de Lea Bressy Amorim da Diretoria de Tecnologia da Informação e do encargo de presidente substituta.
Lea Bressy é servidora de carreira do INSS há 17 anos. No órgão, ela já trabalhou também como gerente executiva de Salvador (2022-2024), superintendente regional Norte Centro-Oeste (2024-2025) e Diretora de Gestão de Pessoas (2025).
Lea Bressy ao lado de Alessandro Stefanutto
Ela é formada em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Lea Bressy mantém proximidade com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT). Foi ele quem a designou substituta eventual do presidente do INSS, em 15 de julho deste ano. Por isso, existem dúvidas se o pedido de Gilberto Waller Jr será ou não acatado pelo ministro da Previdência.
Procurados, Wolney e Lea Bressy não se manifestaram.
O presidente do INSS afirma que a nº 2 do órgão tem relações com Alessandro Stefanutto, preso na semana passada no âmbito de nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga organização criminosa que fraudou a aposentadoria e a pensão de segurados da Previdência. O esquema criminoso foi revelado pelo Metrópoles.
Alessandro Stefanutto foi presidente do INSS entre julho de 2023 e abril de 2025. Ele foi exonerado após a primeira fase da Operação Sem Desconto.
A Polícia Federal suspeita que Stefanutto recebia propina de R$ 250 mil por mês da organização criminosa.
Em abril, quando foi deflagrada a primeira fase da Sem Desconto, Leo Bressy saiu em defesa de Stefanutto, em mensagem encaminhada a servidores internamente e obtida pela coluna. No mesmo texto, ela ataca a imprensa.
“Vivemos um momento delicado, marcado pela já conhecida espetacularização promovida por parte da imprensa, que tem se antecipado aos fatos e, infelizmente, promovido julgamentos públicos de colegas afastados e exonerados, muitas vezes à margem da Constituição e em flagrante desrespeito à presunção de inocência”, escreveu Lea Bressy.
À coluna, a atual nº 2 do INSS explicou que o propósito da nota era “tranquilizar os servidores diante da Operação Sem Desconto”.
Entenda a crise entre o presidente do INSS e o ministro da Previdência
O pedido encaminhado por Gilberto Waller Jr a Wolney Queiroz representa uma nova escalada da crise interna na pasta.
No início do mês, a coluna mostrou que Wolney Queiroz aproveitou a semana de férias do presidente do INSS para promover mudanças no órgão. Na ocasião, Lea Bressy tinha assumido a presidência de forma provisória.
Uma das mudanças foi a nomeação de Weslley Aragão Martins para o cargo de coordenador de Gestão do Relacionamento com o Cidadão. Ele havia sido demitido em maio deste ano do cargo de gerente-executivo do INSS no Maranhão, na esteira da Operação Sem Desconto
Conforme mostrou o Metrópoles, Weslley Aragão Martins assinou, em apenas um ano, 53 Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com sindicatos e colônias de pescadores maranhenses que atuam como intermediários na concessão do seguro-defeso, benefício que é pago a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca de algumas espécies.
Esses acordos entraram na mira da Controladoria-Geral da União (CGU) após uma explosão do número de concessão de benefícios a pescadores do Maranhão. Há suspeita de fraude na concessão do benefício.
Ministério da Previdência excluiu presidente do INSS de evento
Já na semana passada, o Ministério da Previdência Social realizou um evento para servidores com a presença de Wolney Queiroz, mas preteriu Gilberto Waller do encontro. O presidente do INSS, segundo interlocutores, sequer foi convidado.
Representando o INSS estava justamente a número 2 do órgão, Lea Bressy.
4 imagens

Fechar modal.

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participa de evento com servidores da pastaFoto: Edson Leal/ MPS
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participa de evento com servidores da pastaFoto: Edson Leal/ MPS
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participa de evento com servidores da pastaFoto: Edson Leal/ MPS
What's Your Reaction?