CRM abre investigação contra médico que comemorou assassinato de Kirk
CRM de Pernambuco abriu procedimento contra o médico Ricardo Barbosa, que elogiou a “mira impecável” do assassino de Charlie Kirk

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu investigação contra o médico neurocirurgião Ricardo Barbosa, que comemorou o assassinato do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk. A medida foi adotada após representação apresentada pelo vereador de Recife, Thiago Medina (PL).
Em suas redes sociais, Barbosa comentou o assassinato do ativista, ocorrido na quarta-feira (10/9). Kirk foi atingido por um tiro de fuzil no pescoço durante evento na Universidade do Vale de Utah, em Orem (UT). Na sexta-feira (12/9), o suspeito do crime, Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso pelas autoridades.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Médico investigado pelo CRM elogiou "mira impecável" de atirador que matou Charlie KirkReprodução / Redes Sociais2 de 4
CRM abriu investigação contra o médico Ricardo Barbosa após comentário sobre morte de KirkReprodução / Redes Sociais3 de 4
Charlie Kirk foi morto nesta quarta-feira com um tiro de fuzil durante palestra e UtahReprodução / Campanha Donald Trump 4 de 4
Vereador Thiago Medina entrou com representação contra médico que comemorou morte de KirkCâmara Municipal de Recife
“Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”, escreveu o neurocirurgião em uma postagem sobre o crime. Após a repercussão do comentário, Barbosa foi afastado das atividades em uma clínica no Recife e se tornou alvo de nota de repúdio emitida por uma cooperativa médica da qual participa.
Sigilo processual
Em nota, o Cremepe informou que deverá seguir o “rito processual para devida apuração do caso” e que as investigações ocorrerão sob sigilo processual (leia a íntegra da nota no final desta matéria).
Leia também
-
Paulo Cappelli
Nikolas pede à PF reforço na segurança após ameaças e atentado nos EUA
-
Paulo Cappelli
Deputado dos EUA diz que STF será “punido severamente”
-
Paulo Cappelli
Moraes mantém prisão de delegado acusado pelo assassinato de Marielle
-
Paulo Cappelli
Eduardo defende que Bolsonaro cumpra pena em casa em vez de na Papuda
Na denúncia, o vereador Thiago Medina pediu a abertura de sindicância pelo Cremepe e a instauração de Processo Ético-Profissional para que, se confirmadas as infrações, sejam aplicadas sanções severas, incluindo a cassação do registro. O texto também ressalta que o caso pode ter desdobramentos civis e criminais.
“Não é apenas um comentário infeliz”, disse Medina à coluna. “É um posicionamento público que despreza a dignidade humana e vai contra tudo o que se espera de quem jurou zelar pela vida.”
Nota divulgada pelo Cremepe:
“NOTA OFICIAL
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que recebeu uma denúncia, motivada por ampla repercussão nas redes sociais, envolvendo a conduta de um médico inscrito neste Conselho.
O Cremepe esclarece que será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso e que todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual, a fim de preservar a lisura e a efetividade da investigação. Os procedimentos seguem as diretrizes do Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM n° 2.306/2022.
Recife, 12 de setembro de 2025
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe)”
What's Your Reaction?






