Deputados pedem que Brasil declare Trump “persona non grata”
Deputados querem que governo Lula responda sanções de Trump ao Brasil declarando o presidente americano como "persona non grata"

Um grupo de deputados federais petistas quer que o governo Lula, por meio do Ministério das Relações Exteriores, declare o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como persona non grata no Brasil.
O pedido foi apresentado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), por meio de uma indicação ao Executivo Federal, e conta com apoio de outos 20 dos 67 membros da bancada do PT.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Donald Trump, presidente dos EUAReprodução/Casa Branca2 de 3
Presidente dos Estados Unidos Donald TrumpKevin Dietsch/Getty Images3 de 3
O presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpChip Somodevilla/Getty Images
No pedido, os deputados citam as “agressões perpetradas” por Trump contra brasileiros, como o tarifaço e a cassação de vistos de autoridades, como é o caso do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Leia também
-
Igor Gadelha
Paulo Figueiredo: voto de Fux “não muda nada” junto ao governo Trump
-
Igor Gadelha
Além da anistia, julgamento de Bolsonaro dá mais um abacaxi para Motta
-
Igor Gadelha
As indiretas de Janja sobre a condenação de Bolsonaro
-
Igor Gadelha
Como Bolsonaro acompanhou sua condenação a 27 anos de prisão pelo STF
Essas sanções, avaliam os deputados, demandam uma “medida diplomática de caráter enérgico e proporcional” contra o presidente americano. Segundo eles, a declaração de “persona non grata” seria a resposta mais adequada.
“A medida em escopo não representa um ato de hostilidade por parte do Brasil, mas de legítima defesa de sua soberania e da dignidade de suas instituições. A omissão do Estado brasileiro diante de uma agressão de tal magnitude criaria um precedente perigoso e inaceitável, sinalizando ao mundo uma suposta disposição para tolerar a violação de sua independência. A defesa da autonomia do Poder Judiciário e do Estado Democrático de Direito é um dever inalienável de todos os Poderes da República”, dizem os petista
Em fevereiro de 2024, o Brasil sofreu uma retaliação semelhante de Israel. Na ocasião, Lula foi declarado “persona non grata” pelo governo de Benjamin Netanyahu, por ter comparado a ação contra palestinos ao Holocausto.
What's Your Reaction?






