DF e GO iniciam criação de consórcio para gerir transporte do Entorno
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que o documento com as diretrizes do consórcio interestadual foi submetido à ANTT

O Distrito Federal e Goiás deram início ao processo de criação de um consórcio para a gestão do transporte do Entorno do DF, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que o documento com as diretrizes do consórcio interestadual foi submetido à ANTT junto ao pedido para adiamento do aumento da passagem de ônibus do Entorno, nesta terça-feira (16/9). O reajuste de 2,91% estava previsto para segunda-feira (22/9).
“Concluímos o documento, que agora terá que ser analisado pela ANTT. Junto com o termo, vamos apresentar o pedido de prorrogação do reajuste, por mais 30 dias”, afirmou Ibaneis ao Metrópoles.
Leia também
-
Entorno
Passagem no Entorno pode passar de R$ 12. Veja valores por cidade
-
Distrito Federal
ANTT suspende reajuste da passagem de ônibus do Entorno
O secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, disse que o protocolo de intenções direcionado à ANTT é o início do processo de criação do consórcio, que ainda depende de autorização da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Segundo Viana, o acordo costurado por DF e Goiás prevê gestão compartilhada dos contratos das empresas de ônibus que operam no Entorno.
A partir do consórcio, será possível, por exemplo, definir o valor da tarifa que será subsidiada pelos governos, com objetivo de reduzir o valor da passagem paga pelo usuário. Há expectativa de que, por ano, DF e Goiás aportem R$ 100 milhões.
“Ao estabelecermos um consórcio público, que tem quase natureza de uma autarquia, vai ser possível que a ANTT delegue os contratos para o consórcio. A partir de então, os dois governos vão fazer a gestão dos contratos. Os governadores já sinalizaram que aportarão recursos”, disse o secretário.
A União disse ao grupo de trabalho formado pelas unidades da Federação que não participará do consórcio com recursos, mas dará anuência para a criação da entidade.
What's Your Reaction?






