Eduardo Paes lidera isolado para governo do Rio, diz pesquisa
Levantamento da Real Time Big Data mostra Eduardo Paes à frente de Flávio Bolsonaro e Rodrigo Bacellar em todos os cenários
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aparece na liderança isolada das intenções de voto para o governo fluminense em 2026, segundo pesquisa Real Time Big Data. O levantamento testou quatro cenários estimulados e, em todos, o nome de Paes figura muito à frente dos adversários — entre eles Flávio Bolsonaro (PL), Rodrigo Bacellar (União) e Anthony Garotinho (Republicanos).
A pesquisa Real Time Big Data foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro de 2025 e ouviu 1.500 pessoas em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
No cenário principal, Paes aparece com 61% das intenções de voto, contra 13% de Rodrigo Bacellar (União) e 3% de Monica Benício (PSOL). No segundo cenário, com Flávio Bolsonaro (PL), o prefeito mantém ampla vantagem: 51% a 32%. Em outras simulações, Paes vence também Washington Reis (MDB) e Anthony Garotinho (Republicanos) com margens semelhantes.
Embora seja considerado um aliado do presidente Lula (PT), em seu 3º mandato presidencial, Paes acredita que pode conseguir também o apoio do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, em sua tentativa de tornar-se governador do Estado.
Na manhã do último sábado (25), Paes participou de um evento com o presidente do PL do Rio, o vice-presidente da Câmara dos Deputados Altineu Côrtes.”Não tenho dúvidas de que vamos estar juntos, mas é por um só amor, por amor ao estado do Rio de Janeiro”, disse ele a Côrtes.
O levantamento mostra ainda que Garotinho é o nome mais rejeitado entre os eleitores fluminenses — 52% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Já Eduardo Paes tem a menor rejeição entre os testados, com 32%.
Senado no Rio: Flávio Bolsonaro lidera todos os cenários
Para o Senado, o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em primeiro lugar em todos os quatro cenários testados. No principal, ele tem 29% das intenções de voto, seguido por Cláudio Castro (PL), com 22%, e Benedita da Silva (PT), com 15%. Em outro cenário, Flávio Bolsonaro lidera novamente, com 32%, à frente de Carlos Portinho (PL), com 16%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 13%.
Nos diferentes cenários simulados, o instituto aponta que o grupo político do PL — partido de Flávio Bolsonaro e do governador Cláudio Castro — mantém vantagem sobre os adversários nas duas vagas que estarão em disputa em 2026
What's Your Reaction?