Emei é inaugurada no Itaim Paulista e amplia foco na educação infantil
Com investimento de R$ 15,1 milhões, nova unidade tem capacidade para atender cerca de 224 crianças com atendimento em período integral

No coração do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, um novo capítulo na história da Educação Infantil foi escrito nesta quarta-feira (13/8). A Prefeitura de SP inaugurou a Emei Jô Soares, com capacidade para atender cerca de 224 crianças de 4 e 5 anos em período integral, das 8h às 16h. Mais do que um prédio, a unidade foi projetada para ser um espaço de acolhimento, aprendizado e descobertas, onde cada detalhe reforça o cuidado com a infância. Essa é a 39ª unidade entregue desde 2023 e a 11ª em 2025.
Com dois pavimentos, a Emei dispõe de brinquedoteca, cozinha, secretaria, salas amplas, almoxarifados e outros ambientes planejados para atender a comunidade escolar com conforto e segurança, atendendo as normas de acessibilidade, totalizando mais de R$15 milhões em investimentos. A unidade de 1.775,95 m² de área construída também conta com dispositivos sustentáveis, como sistema de reuso de água e placas solares para aquecimento da água.
A entrega de mais uma Emei garante que as crianças da capital tenham todos os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento. No Brasil, 40% das crianças que têm creche ficam meio período, enquanto em São Paulo todas são atendidas em período integral.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Prefeitura de SP inaugura a Emei Jô Soares, com capacidade para atender cerca de 224 crianças de 4 e 5 anos em período integralFoto: Prefeitura de SP2 de 4
Prefeitura de SP inaugura a Emei Jô Soares, com capacidade para atender cerca de 224 crianças de 4 e 5 anos em período integralFoto: Prefeitura de SP3 de 4
Prefeitura de SP inaugura a Emei Jô Soares, com capacidade para atender cerca de 224 crianças de 4 e 5 anos em período integralFoto: Prefeitura de SP4 de 4
Prefeitura de SP inaugura a Emei Jô Soares, com capacidade para atender cerca de 224 crianças de 4 e 5 anos em período integralFoto: Prefeitura de SP
Leia também
-
Conteúdo especial
Maior Armazém Solidário de SP chega à zona sul com preços reduzidos
-
Conteúdo especial
Prefeitura coloca câmeras do Smart Sampa em motos da GCM e PM
A entrega da escola foi comemorada pela comunidade. Leonardo Silva de Almeida, auxiliar de limpeza na unidade e pai de Alicia Isabela, de 5 anos, destacou a praticidade e as oportunidades geradas: “Antes era longe, tinha que pagar perua, e para quem paga aluguel é complicado. Hoje minha filha vem com prazer, acorda querendo ir para a escola. Esse projeto foi uma bênção: as salas são amplas e têm até banheiro com chuveiro dentro.”
Para Luana Dias Bezerra, moradora da região, a proximidade foi um diferencial. “É muito perto de casa, dá para vir andando. Meu filho Heitor tem 4 anos e está amando. No sábado e no domingo ele perguntou se viria para a escola”, contou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura de São Paulo (@prefsp)
Investimento na educação
Desde 2023, já foram inauguradas 39 unidades educacionais: 25 Centros de Educação Infantil (CEIs), dois Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), seis Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e três Centros Educacionais Unificados (CEUs) — Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão.
Homenagem especial
O nome da nova Emei celebra a vida e a obra de Jô Soares, um dos maiores nomes da cultura brasileira. Além de apresentador, Jô foi escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, humorista, músico e artista plástico. Faleceu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos.
A viúva, Flavia Pedras Soares, falou da emoção de estar presente: “É com imensa gratidão que vejo uma escola com o nome do Jô. O que ele mais se preocupava era que a educação no Brasil fosse levada a sério, pois esse era o caminho para melhorarmos como país.”
Prefeitura de São Paulo Instagram | Facebook
What's Your Reaction?






