Empresa de marketing gastronômico movimenta milhões por ano no Brasil
Especializada no segmento, a Assessoria Alpha se destaca na comunicação focada no ramo de alimentos e bebidas

Em apenas dois anos, uma dupla de jovens conseguiu transformar uma ideia em uma potência do marketing digital. Esse foi o caminho trilhado por Athos Vilarins, 21 anos, e Gustavo de Oliveira, 20, os idealizadores da Assessoria Alpha, que atualmente movimenta mais de R$ 120 milhões por ano e é a maior da América Latina quando o assunto é marketing gastronômico.
Fundada em novembro de 2022, a empresa já gerenciou mais de 2 mil restaurantes, entre grandes marcas como Milky Moo, Subway, American Cookies, Bom Beef e Domino’s, aumentando em média 30% o faturamento dos negócios atendidos.
De acordo com Athos Vilarins, o marketing gastronômico não é um diferencial, é uma questão de sobrevivência para os restaurantes. Ele explica que a concorrência é grande, o cliente está cada vez mais exigente e a atenção dele está toda no celular.
“Quem não sabe se comunicar bem perde espaço mesmo tendo um ótimo produto. Marketing de verdade conecta marca, desejo e conversão. Não é só sobre fazer post bonito, é sobre criar movimento, gerar demanda e transformar mesas vazias em filas na porta.” Athos Vilarins, sócio da Assessoria Alpha
Com mais de R$ 120 milhões transacionados e uma cultura de alta performance que respira resultado 24 horas por dia, o principal diferencial da Alpha é ter um time formado por pessoas que são especialistas em marketing com foco no setor gastronômico e que vestem a camisa como donos. “Inclusive, nosso modelo de partnership permite a todos da equipe que são campeões de resultado, que se tornem sócios da Alpha”, revela Gustavo de Oliveira.
“Isso cria um nível de comprometimento que é raro no mercado. Cada projeto aqui é criado dentro de uma estrutura baseada em estratégia, execução e obsessão por vitória. A gente não terceiriza o sucesso do cliente, a gente entra junto no campo de batalha para fazer ele crescer”, assegura Oliveira.
Inclusive antes de fechar com o cliente, a equipe de marketing analisa três pilares de cada negócio: o produto, a operação e a mentalidade. “O produto precisa ser bom de verdade. Marketing não resolve problema de produto ruim no longo prazo; a operação, pois é essencial que o restaurante tenha estrutura mínima para absorver o eventual crescimento. E enfatizamos a mentalidade porque o dono precisa ter visão de futuro e estar disposto a investir em crescimento real, não só em vaidade”, pontua os sócios.
Um dos clientes que ficou extremamente satisfeito com a experiência com a Alpha foi a Nils Pizzaria. Confira o depoimento em vídeo:
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(@nilspizzaria)
Experiência Alpha
A Assessoria Alpha pode agregar ao restaurante de diferentes maneiras, como:
- Aumentar o número de pedidos no delivery;
- Aumentar o movimento no salão;
- Criar ações de marketing e realizar metrificação de resultados;
- Entender os indicadores de resultados;
- Acelerar o crescimento;
- Não depender das plataformas para vender;
- Tornar a empresa referência de mercado.
História
A trajetória de Athos e Gustavo começou de forma despretensiosa. Ainda na universidade, cursando economia, os sócios começaram a trabalhar com tráfego pago. A crescente demanda e a necessidade de oferecer um serviço mais estruturado fizeram com que abrissem o CNPJ da Assessoria Alpha.
Após muitas tentativas, veio a primeira oportunidade real de trabalhar com o setor gastronômico. O primeiro case de sucesso veio com a Nils Pizzaria, empresa sediada em Curitiba. Com o trabalho da Alpha, o faturamento do estabelecimento saltou de R$ 50 mil para R$ 700 mil mensais. “Foi um divisor de águas para nós. A partir dali, o mercado começou a enxergar nosso potencial”, afirma Gustavo.
Sócios da Alpha trabalham para a empresa ser a melhor no ramo
Foi aí que os sócios entenderam que havia uma lacuna no mercado do ramo alimentício.
“As agências tradicionais atendiam empresas de todos os segmentos, mas percebemos que faltava algo voltado exclusivamente para a gastronomia”, explica Athos.
Com a empresa crescendo em ritmo acelerado, Gustavo e Athos decidiram concentrar todos os esforços no desenvolvimento do negócio, aprimorando estratégias e expandindo a estrutura da Alpha.
“Nosso objetivo sempre foi entregar os melhores resultados para os clientes, e, para isso, dedicamos tempo, energia e foco total no crescimento da empresa”, ressalta Gustavo.
Expansão
Atualmente, a Alpha conta com uma equipe de mais de 80 pessoas e atua em diversos estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
“Sabemos que ainda temos muito a construir, mas nosso foco é claro: queremos transformar a Alpha na maior referência mundial em marketing digital para o setor gastronômico. Nossa meta é bater os 100 milhões de faturamento anual até 2028”, projeta Athos.
Assessoria Alpha
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