Endocrinologista aponta 5 atitudes simples para melhorar sua saúde
Com a chegada de 2026, a endocrinolista Jacy Maria Alves lista atitudes simples para quem deseja melhorar a saúde física e mental
A virada do ano é sempre um convite à mudança — inclusive no cuidado com o corpo e a mente. Para quem quer começar 2026 com mais saúde, sem metas inalcançáveis ou planos mirabolantes, a endocrinologista Jacy Maria Alves revela cinco atitudes simples e eficazes que fazem diferença real na qualidade de vida.
Leia também
-
Claudia Meireles
Médico vascular aponta 5 sementes que ajudam na saúde das artérias
-
Claudia Meireles
Endocrinologista cita hábitos comuns que sabotam o controle da glicose
-
Claudia Meireles
9 dicas de especialista para cuidar do cabelo nas férias de fim de ano
“Ser mais saudável não exige muito esforço como a maioria das pessoas imagina, exige constância. Metas simples, mas aplicáveis, têm muito mais impacto do que grandes resoluções que duram apenas uma semana”, destaca Jacy Maria Alves, em entrevista à coluna Claudia Meireles.
Atitudes simples e eficientes
Segundo a endocrinologista especialista em bem-estar, a primeira medida a ser avaliada e que diz muito sobre a forma como cuidamos do corpo está ligada à hora de dormir.
Ela revela que priorizar o sono deve, sim, ser uma meta essencial, uma vez que o momento de descanso é um dos fatores que influenciam o peso, humor, imunidade e até produtividade.
“Dormir bem é um dos pilares da saúde metabólica e cognitiva. O ideal é manter horários regulares para dormir e acordar, reduzir a luz azul à noite e criar um ritual de desaceleração”, alerta Jacy Maria Alves.
3 imagens
Fechar modal.![]()

Uma boa noite de sono é fundamental para o controle da pressão EmirMemedovski/Getty Images
A melhor forma de atingir a meta de uma alimentação saudável é estar mais consciente quanto as escolhas dos ingredientes no prato Pexels
Alimentos ricos em gorduras saturadas elevam o LDL e aumentam o risco de colesterol altoGetty Images
Outro erro comum nas metas para o novo ano é vincular a alimentação apenas à estética. Para a endocrinologista, é preciso tirar o foco do corpo e olhar para a saúde.
“Não é preciso querer manter dietas restritivas. A recomendação é observar o que se come, reduzir ultraprocessados e incluir mais alimentos naturais. Comer devagar, mastigar bem e evitar distrações durante as refeições melhoram a digestão e o controle da fome. São ajustes bem simples, mas que transformam a relação com a comida”, assegura a médica.
Mais movimento e menos estresse!
Quando se trata de incluir mais atividades físicas ao longo do ano, Jacy orienta que é preciso entender que o ritmo e uma rotina bem definida são o que farão a diferença para os marcadores de saúde.
Conforme a especialista, a atividade beneficia a saúde física e mental
Segundo ela, o desejo de mudar de vida de uma hora para a outra é um dos fatores que diminui drasticamente as chances de que o hábito se estabeleça.
“Metas exageradas geram desistência. Caminhar 20 minutos por dia, subir escadas, alongar ao acordar e incluir exercícios de força duas vezes por semana já trazem benefícios expressivos. O corpo responde melhor à consistência do que à intensidade”, alerta a especialista.
Outro fator que prejudica a meta de ser mais saudável é o estresse. Segundo Jacy, aprender a administrar esse sentimento ao longo do dia terá um impacto direto na prevenção de ansiedade, compulsões alimentares e até na sensação de queda de energia.
Em 2024, 54% dos brasileiros que participaram da pesquisa indicaram a saúde mental como o principal problema do país. Em 2018 foram apenas 18%
“Respiração profunda, meditação guiada, pausas de cinco minutos, hobbies e contato com a natureza são estratégias eficazes para regular o eixo do estresse”, garante Jacy Maria Alves.
Atrelado às mudanças de atitudes, um compromisso que Jacy pontua como indispensável é o acompanhamento regular ao médico. “Iniciar o ano com exames básicos ajuda a identificar desequilíbrios antes que se tornem problemas maiores. Monitorar níveis de glicemia, colesterol, vitamina D, hormônios e pressão arterial é uma forma segura de prevenir doenças e ajustar hábitos”, conclui.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?